quarta-feira, 15 de junho de 2022

GCM BJI lança operação Adolescente Seguro




O trabalho da Guarda Municipal de Bom Jesus do Itabapoana (GCM-BJI) tem seu foco voltado, principalmente, ao trânsito seguro, à garantia de um serviço público municipal sem prejuízos ao patrimônio e à integridade dos servidores, e como auxiliar da força policial, inibindo delitos.

A GCM BJI organiza seu efetivo buscando estar presente nos locais de maior circulação do município e onde sua ação se faz mais necessária, tendo em vista que seu efetivo ainda é pequeno, comparado com o número de habitantes e a extensão territorial de Bom Jesus. Esta proporção ficará menos desigual, pois o Executivo prepara a posse da segunda turma da guarda para o próximo mês (julho/2022).

Nos locais de atendimento ao público a GCM BJI exerce seu papel, trazendo segurança para os servidores e munícipes que buscam por atendimento, mantendo agentes fixos nestas repartições. No momento, os órgãos que têm agentes fixos durante o horário de atendimento são: sede da prefeitura, a "Casa Verde" e a "farmacinha municipal".

A GCM aguarda reforço no efetivo para distribuir pessoal em outros órgãos que requerem a presença de agentes fixos. Além destes integrantes fixos nas repartições públicas, a GCM atua também em ações nas vias públicas, como no trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação junto às pessoas em situação de rua.

Os agentes dão apoio operacional às campanhas da Secretaria de Saúde, nos serviços da Secretaria de Obras, nas operações realizadas pela Vigilância Sanitária e nas fiscalizações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, entre outras.

No trânsito do município, a GCM distribui viaturas em rotas pré-programadas, para que realizem a fiscalização e a organização, além de agentes em locais específicos, orientando e autuando os condutores que desrespeitam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A presença dos guardas municipais também ajuda a inibir e coibir infrações penais, como furtos ou roubos, proporcionando maior sensação de segurança a empresas e residência. Nos horários de saída e entrada dos alunos, a vigilância no trânsito é intensificada na frente das escolas, buscando oferecer mais seguranças aos estudantes e motoristas.

Nos fins de semana o trabalho de fiscalização da GCM é intensificado nas praças do município, buscando trazer mais segurança aos jovens e adolescentes que as frequentam os logradouros em maior número nestes dias.

A GCM-BJI lançou a Operação Adolescente Seguro, em parceria com o Conselho Tutelar, a Polícia Civil, a Polícia Militar e o comissário de menores do município. Ação coordenada visa coibir a aliciação de crianças e adolescentes para o uso de bebidas alcoólicas e drogas.

A GCM BJI atua também nos eventos municipais, como comemorações e festas realizadas pelo município, realizando a organização do trânsito e atuando em conjunto com a polícia militar para preservação da ordem e segurança durante o evento.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA