sábado, 4 de junho de 2022

‘Curta na Praça’ chega à Itaperuna com a exibição gratuita de 17 filmes curta-metragem

Os Causos da Bisavó



Itaperuna vai receber nos dias 4 e 5 de junho (sábado e domingo) o projeto Curta na Praça Itaperuna, que fará a exibição gratuita de 17 filmes curta-metragem no Centro Poliesportivo da cidade. O projeto traz ao Noroeste – região fluminense carente de salas de cinema e atrações culturais – produções nacionais, algumas premiadas em importantes festivais internacionais como “O Menino e o Ovo”, vencedor do Utopia – Festival de Cinema de Língua Portuguesa no Reino Unido, em 2021, e “Lilys Hair”, que venceu diversos festivais pelo Brasil e o mundo.

Entre outros filmes premiados que compõem a programação estão “O Véu de Amani”, “Conte sua História ou Entregue sua Alma”, “Colmeia” e “O Homem que virou Meme”. Curtas-metragens são filmes com tempo de duração menores que os tradicionais longa metragem. Os filmes que serão exibidos pelo projeto, por exemplo, têm em média 14 minutos, cada.

Com uma seleção especial de títulos que abordam temas como a diversidade, meio ambiente e a valorização do ensino formal, a programação contará com duas sessões por noite: a primeira às 18h e a segunda às 20h. A entrada é franca, com direito a pipoca e bebida.

“O projeto busca contribuir para democratização do acesso à produções do cinema nacional, diferente do que costumamos encontrar em cartaz nos cinemas comerciais, e em um formato ainda pouco difundido, que são os curta-metragem. Será um momento para reunir todos os amigos e familiares – de Itaperuna e de cidades vizinhas e prestigiar um bom filme no telão”, afirma Eugenio Velloso, diretor da empresa patrocinadora, Itanet.

Ao final de cada sessão a plateia será convidada a participar de um debate sobre os temas abordados nos curtas, além de concorrer a brindes. É esperado público de mais de 800 pessoas por noite.

O projeto é patrocinado pela ITANET (Conecta Você), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da Nova Bossa Produções Culturais.


SERVIÇO

Curta na Praça
Datas: 4 e 5 de junho
Horários: 1ª sessão às 18h; 2ª sessão às 20h
Local: Itaperuna - Centro Poliesportivo (Rua Erbert Vasconcelos Pinheiro Dias 101 - Cidade Nova)


PROGRAMAÇÃO E SINOPSES

4 de junho, sábado

Sessão das 18h

Meu Melhor Amigo (MG)

Sinopse: Em uma viagem poética, um solitário menino dá vida ao seu melhor amigo.

A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças Contra Lixeira Furada (RJ)
Sinopse: Uma aventura repleta de imaginação e fantasia que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Dando Asas à Imaginação (RJ)
Sinopse: Com muita magia e imaginação, Carlinhos leva à escola e aos seus amiguinhos bastante diversão.

O Celaticomus (MG)
Sinopse: Na escuridão da noite, Jeremias precisa enfrentar seus medos para recuperar seu bem mais valioso.

Sessão das 20h

Lily´s Hair (GO)
Sinopse: Lily, garota negra que não gosta de seus cabelos, vai contar com a ajuda de um amigo especial para ser como sempre sonhou.


A Bruxa do Terceiro Andar (DF)
Sinopse: Pedro precisa recuperar sua bolinha preferida, mas para isso ele deve enfrentar seu maior medo: a bruxa que mora no terceiro andar.

O Véu de Amani (DF)
Sinopse: Após se mudar para o Brasil, uma menina muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira.


Jamary (AM)
Sinopse: Uma garota indígena e seus primos brincam na floresta até se depararem com o Anhangá, um espírito ancestral.


5 de junho, domingo

Sessão das 18h

Os Causos da Bisavó (GO)
Sinopse: Aninha é a poetisa Cora Coralina quando era criança e adorava escutar os causos de sua bisavó, que contava estórias de arrepiar de seu tetravô.

O Menino e Ovo (MT)
Sinopse: Joana mora em Cuiabá, uma das cidades mais quentes do país, e fará de tudo para provar a teoria de que é possível fritar um ovo no asfalto.

Guri (ES)
Sinopse: Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro.

Dela (BA)
Sinopse: Os colegas da escola de Dela acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos e ela começa a questionar seu pai.

Como fazer açaí (AM)
Sinopse: Andrey, um adolescente indígena de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, ensina como fazer açaí - desde a árvore até o copo.


Sessão das 20h

Conte sua História ou Entregue sua Alma (RJ)
Sinopse: Thomas é um menino metido a valentão que encontra um livro misterioso que o fará iniciar uma jornada fantástica.

Colmeia (SP)
Sinopse: Na véspera do principal campeonato de robótica, Sophia e seus amigos tentam terminar seu robô a tempo da competição.

O menino das estrelas (RS)
Sinopse: Depois de adquirir poderes especiais, Benji tem que decidir se irá ou não revidar aos ataques que sofre na escola.

O homem que virou meme (SP)
Sinopse: Júlio, dono de um tradicional sebo de bairro e avesso às novas tecnologias, viraliza na internet e vira meme.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA