quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Bolsonaro deve ficar 10 dias hospitalizado, diz cirurgião

Imagem mostra atendimento a Bolsonaro em Juiz de Fora

Reprodução


Após passar por cirurgia de duas horas que estancou uma grave hemorragia interna, o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, deve ficar de 7 a 10 dias hospitalizado, de acordo com o médico Luiz Henrique Borsato, que faz parte da equipe médica que operou o candidato nesta quinta-feira (6) na Santa Casa de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Bolsonaro sofreu um ataque a faca na tarde de hoje quando participava de ato de campanha no centro de Juiz de Fora. Ele era carregado por apoiadores sobre os ombros e encerrava sua agenda na cidade, quando o agressor se aproximou e desferiu a faca na região do abdômen.

Publicidade

De acordo com Borsato, o candidato do PSL sofreu um "traumatismo abdominal por arma branca", deu entrada com sinais de choque e foi submetido a uma cirurgia em caráter de urgência.
— Foi uma lesão única transfixante, mas muito profunda. Os órgãos nessa região ficam sobrepostos, e à medida que houve penetração no abdômen, foram ocorrendo as lesões.
O procedimento cirúrgico constatou uma "hemorragia volumosa", em razão do rompimento de uma veia do abdômen, que foi suturada, controlando a hemorragia.
Os médicos também identificaram três perfurações no intestino delgado, que foram suturadas e controladas. A equipe se deparou então com "uma lesão grave no intestino grosso, no cólon transverso, grande, extensa, com contaminação de fezes na cavidade interna".
Para essa lesão, os médicos decidiram realizar uma "colostomia em caráter temporário", quando uma bolsa plástica é adaptada à pele para coletar gases e fezes.
De acordo com Borsato, a gravidade da lesão, a recente cirurgia e a colostomia inviabilizam que Bolsonaro mantenha sua campanha à Presidência neste momento.
— O paciente vai ficar pelo menos de uma semana a dez dias hospitalizado. Mas essa pergunta é subjetiva porque cada paciente reage de um jeito. (...) Nesse momento a cirurgia inviabiliza a campanha porque não temos previsão do tempo de hospitalização.
De acordo com o cirurgião, a recuperação "pode levar dias, pode levar semanas".
— Vai depender de como ele evoluir. Nessas primeiras horas após a cirurgia, a recuperação na unidade de terapia intensiva satisfatória.



R7

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA