segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Cafeicultores do Noroeste participam do Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira

Evento acontece em Poços de Caldas de 07 a 10 de novembro 


Uma missão técnica organizada pelo Sebrae/RJ, com apoio da Emater-Rio, vai levar cafeicultores do Noroeste Fluminense ao 43º Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira, evento que acontece em Poços de Caldas (MG) entre os dias 07 e 10 de novembro. A comitiva terá 60 pessoas e as vagas foram divididas igualmente para os municípios de Varre-Sai, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, maiores produtores de café do Estado do Rio.

A inciativa faz parte do projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café no Noroeste, desenvolvido pelo Sebrae/RJ em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Coopercanol e as Prefeituras dos municípios. O Sebrae está subsidiando a participação dos cafeicultores, arcando com as despesas de traslado e hospedagem. Alguns pesquisadores e técnicos também integram a comitiva.

O objetivo é proporcionar aos cafeicultores a oportunidade de conhecer as novas tecnologias que podem ser empregadas no cultivo, colheita e pós colheita do café; bem como ter acesso aos resultados de pesquisas científicas e acadêmicas em prol do desenvolvimento do setor cafeeiro.
“Este congresso vai reunir extensionistas rurais, pesquisadores, consultores, e produtores de café para discussão de resultados de pesquisas e demonstração das tecnologias empregadas no manejo da lavoura cafeeira. O Sebrae/RJ está investindo no aprimoramento da produtividade e da qualidade do café produzido no Estado do Rio, por isso é importante que os nossos cafeicultores participem e troquem informações e experiências com especialistas de diversas regiões e instituições do país”, afirma o coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste.

Além dos cafeicultores do Noroeste, o Sebrae/RJ leva ao Congresso também produtores do município de Bom Jardim, na região Serrana. 

Novas tecnologias no cafezinho nosso de cada dia 

O Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira é o maior evento nacional voltado para o mercado do café. Promovido pela Fundação ProCafé com o tema “Novas tecnologias difundir para o bom café produzir”, o 43º Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira será realizado na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, entre os dias 07 e 10 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Monreale.

O evento, que tem como objetivo promover e transferir as novidades tecnológicas do setor, por meio da assistência técnica e demais lideranças da cafeicultura, contará com apresentação de cem trabalhos técnico-científicos de pesquisas, além de 3 seminários de discussão dos seguintes temas:  técnicas de irrigação; renovação de cafezais e nutrição de lenta liberação; e indução de resistência a doenças.  No último dia, haverá demonstração de resultados de pesquisas em campo, na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG).

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA