quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Porciúncula recebe Plano Municipal para Conservação e Recuperação da Mata Atlântica



O secretário Municipal de Meio Ambiente, Wagner Pessoa, participou, no dia 20 de outubro, de um evento realizado pela AEMERJ - Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro - para a entrega oficial dos exemplares impressos dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica aos 14 municípios que integram esta ação na região Noroeste.

Os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica são uma ferramenta de planejamento e ação municipal para proteção do Bioma Mata Atlântica, que na maior parte do território do Noroeste Fluminense é formado pela Floresta Estacional Semidecidual.

Os 14 Planos da Mata Atlântica do Noroeste foram os pioneiros a serem realizados de forma regionalizada. Isso foi possível pela parceria estratégica com o Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Noroeste - COSEMMA.

A realização dos Planos de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica vem sendo realizada de forma regionalizada através de um arranjo institucional constituído pela Secretaria de Estado do Ambiente, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas, pela Ong ISER e pela AEMERJ.

Além de Porciúncula, foram beneficiados os municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Natividade, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá e Varre-Sai.

O Plano porciunculense, cuja capa é do artista Ricardi di Paula, aponta práticas possíveis que valorizam as terras e as matas da região, e foi entregue ao prefeito Leo Coutinho pelo secretário Municipal de Meio Ambiente Wagner Pessoa. “Este é um importante instrumento de planejamento para a promoção de ações de conservação e recuperação da Mata Atlântica em Porciúncula. Já estamos trabalhando no município com base no Plano, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, com total apoio das demais secretarias”, explicou o prefeito.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA