terça-feira, 16 de março de 2021

Prefeitura de Itaperuna realiza série de treinamentos com produtores rurais

 



A prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Agricultura vem desenvolvendo uma série de treinamentos com produtores rurais, numa parceria com o SENAR Rio e Sindicato Rural.

Serão diversos cursos ao longo dos próximos meses, como por exemplo, alimentação de inverno para bovino de leite e corte; criação de bezerras e novilhas de leite; inseminação artificial para bovinos; tratorista agrícola (operação e manutenção); operação e manutenção de roçadeira; operação e manutenção de motosserra; dentre outros.

Neste primeiro momento, entre os dias 11 a 13 de março, aconteceu o treinamento sobre alimentação de verão para bovino de corte. O conteúdo do curso contempla manejo de pastagem (pastejo rotacionado com estruturação de cerca elétrica), coleta e amostragem de solo, adubação de pastagem, irrigação, confinamento e semiconfinamento, Terminação Intensiva a Pasto (TIP), arraçoamento, suplementação mineral (proteica e energética), formação de lotes e outros assuntos.

Segundo Mateus Moreira de Pinho, instrutor SENAR Rio em Bovinocultura de Leite e Corte, o curso promove a capacitação dos produtores.

– O curso promove a capacitação dos produtores rurais, com aprendizado da parte técnica, visando a finalidade de aumentar a produtividade e consequentemente a renda do produtor - diz.

Já, Lúcio Boechat, técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e mobilizador do Sindicato Rural/SENAR Rio, destacou o trabalho realizado, através de parcerias.

– Precisamos ressaltar a importância da parceria com o Sindicato, trazendo os treinamentos para os produtores rurais de Itaperuna. Vale lembrar que haverá outros treinamentos, inclusive na próxima semana teremos alimentação de verão para bovinos de leite, de 17 a 19 de março. O produtor que tiver interesse pode nos procurar na Secretaria de Agricultura - complementa Lúcio.

Sérgio Zampiér, secretário Municipal de Agricultura, informou que a Secretaria valoriza o trabalho com os parceiros e tem trabalhado para ampliar a oferta de cursos.

– O prefeito Alfredão, homem que entende as necessidades do produtor rural, conversa diariamente com a gente, solicitando todo apoio aos produtores. Não estamos medindo esforços e estamos atendendo a todos, na medida do possível. A atual gestão entende perfeitamente que o trabalhador do campo é mais do que essencial para o desenvolvimento do nosso município - finaliza o secretário Zampiér.


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA