sábado, 13 de março de 2021

Passeios pelos Palácios Guanabara e das Laranjeiras entram para o roteiro de programação do RJ

 





O Governo do Estado lançou no último dia 01, o programa Palácios do Povo, em parceria com a Fecomércio RJ. Os palácios Guanabara e das Laranjeiras entram para o roteiro de programação cultural do Rio de Janeiro e abrem suas portas para a população fluminense e turistas.

– Abrir as portas dos palácios para a população e visitantes de outros estados e países é aproximar todos da história do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Vamos fortalecer a parceria com a Fecomércio para ampliar o programa e disponibilizar mais dias de visitação nos próximos meses, porque os palácios são do povo – ressaltou o governador em exercício, Cláudio Castro.

As visitas acontecerão aos sábados, das 9h às 17h. Os passeios pelos palácios terão duração de 40 minutos a uma hora e serão guiados por alunos e instrutores do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac RJ. No total, os prédios históricos receberão mais de 310 pessoas por dia de visitação.

- Considero muito gratificante participar dessa parceria com o Governo do Estado. Nossos Palácios representam nossa história, nossa cultura e reafirmam o papel de destaque do Rio de Janeiro em nosso país. Tanto os cariocas como os que visitam a cidade precisam conhecer esses patrimônios. É com muito orgulho que o Senac RJ disponibiliza os alunos do curso Técnico em Guia de Turismo para apoiar a iniciativa. Com certeza, terão muito a aprender e compartilhar - afirmou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

No Palácio Guanabara, a visitação pode ser guiada ou livre, e terá capacidade para 30 pessoas por hora, no total. Já no Palácio das Laranjeiras, as visitas serão apenas guiadas e cada grupo pode ter até 20 pessoas.

-O Palácios do Povo é uma importante iniciativa para o turismo no Rio de Janeiro. O visitante, que passava em frente ao Palácio Guanabara e só conseguia tirar foto da fachada, agora poderá entrar e conhecer mais da história do estado e do país. Além disso, poder entrar no Palácio Laranjeiras e conhecer os cômodos e sua arquitetura é uma experiência inesquecível- disse o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca.

Além do tour, o Palácio Guanabara também receberá todos os sábados uma apresentação musical e feira de agricultores familiares.

-Representa muito para a cultura do nosso estado ter os palácios abertos ao público. É preciso oferecer atrações culturais diversas e com segurança para a população, garantindo uma retomada responsável da cultura e da economia criativa fluminense- explicou a secretária de Cultura, Danielle Barros.

Portal para inscrições e visitas virtuais

O governo criou o portal palaciosdopovo.rj.gov.br ​para que os visitantes possam agendar seus horários de visitação e também realizar um tour virtual em alguns dos espaços históricos dos palácios. Um aplicativo para celulares também está sendo desenvolvido.

Cuidados contra a Covid-19

Durante os passeios, os visitantes devem seguir todos os protocolos sanitários de prevenção à propagação da Covid-19. Serão obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento de, pelo menos, 1 metro entre as pessoas. Além disso, os palácios disponibilizarão totens com álcool 70 e haverá aferição de temperatura na entrada dos prédios.

Roteiro do Guanabara

Durante o tour de 40 minutos pelo Palácio Guanabara, o visitante pode conhecer um pouco da história do prédio, sede administrativa do Governo do Rio. O passeio inclui visita ao Salão Nobre, onde aconteciam os saraus culturais na época da Princesa Isabel, e o Salão Verde, local de assinaturas de convênios e entrevistas oficiais do governo.

Também estão no roteiro a Sala Estácio de Sá, antiga sala de jantar da Princesa Isabel e atual gabinete dos governadores do Estado, e a sala onde foi descoberto, na restauração de 2011, um calçamento tipo “pé de moleque” centenário, decorada com pinturas cedidas pelos Museus do Estado do Rio de Janeiro.

O jardim é outro ponto alto do tour, tendo como principal elemento o Chafariz do Deus Netuno. No fim do passeio, os visitantes assistem, no jardim, a apresentações de grupos musicais e podem aproveitar a feira de produtos de agricultores familiares fluminenses.

Tour pelo Laranjeiras

Na visita guiada pelo Palácio das Laranjeiras, o público tem a oportunidade de viajar pela história do Estado do Rio de Janeiro e do país durante 1h20.

O passeio inclui o hall de entrada, o Salão Luis XIV, a Sala de Música com o famoso piano inspirado no cravo de Maria Antonieta, o Fumoir e a Sala de Jantar.

A biblioteca que abriga o Bureau duRoi, cópia fiel do que pertencia ao Rei Luis XV da França e que está no Palácio de Versalhes, o Salão Império e a Galeria Regência também podem ser admirados.

A visita também inclui o Bourdoir, primeiro ambiente íntimo da casa, que era associado ao espaço feminino, além do Quarto Luis XV, o Quarto dos Enfants, também conhecido como Quarto das Crianças, o Banheiro de Mármore e o Elevador, um dos primeiros instalados em residências da América do Sul, decorado em estilo rococó.

Press kit disponível no link: http://bit.ly/PalaciosDoPovo

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA