domingo, 14 de março de 2021

Cláudio Castro decide comprar 5 milhões de vacinas contra covid-19

 A marca do imunizante vai depender da rapidez na entrega das doses




O governo do estado do Rio de Janeiro decidiu comprar 5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, em um gasto estimado de até R$ 300 milhões. Mas a negociação não foi concluída e, por enquanto, nem a marca do imunizante foi definida. O governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), quer priorizar o fabricante que puder entregar mais rapidamente as doses.

A intenção de compra foi confirmada pela assessoria de imprensa do governo. A negociação será coordenada pelo comitê estadual para a aquisição de vacinas, criado na sexta-feira (12/2) e composto pelo governador, pelo procurador-geral do Estado, Bruno Teixeira Dubeux, pelo controlador-geral do Estado, Francisco Ricardo Soares, e pelos secretários estaduais de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e da Casa Civil, Nicola Moreira Miccione.

O decreto que criou esse comitê também autorizou o estado a firmar parcerias com municípios e demais entes federativos para a aquisição de vacinas e insumos necessários ao combate à pandemia de Covid-19.

No Twitter, o governador em exercício escreveu, na noite desse sábado: “Vamos ter vacinas! Agradeço toda (sic) população fluminense pela compreensão e colaboração nesse momento que estamos enfrentando. Sabemos que não está sendo fácil, mas tenho certeza que com diálogo, parceria e ajuda de todos, vamos conseguir passar por essa fase!”. Horas antes, Castrou havia publicado: “Fiquei em contato durante toda a manhã com secretários, prefeitos e governadores para tratar da compra de vacinas. Seguimos analisando de perto os números da covid fornecidos pela Secretaria de Saúde, discutimos sobre as medidas preventivas e sabemos que esta hora é de união.”

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Castro vinha dizendo confiar no Plano Nacional de Imunização, iniciativa do Ministério da Saúde. Mas na última sexta-feira, depois que duas leis autorizaram a compra de imunizante pelos Estados, o governador do Rio anunciou que tentaria comprar doses de vacinas, sem a intermediação do governo federal.

Na próxima segunda-feira (15/3) o governador deve anunciar mais detalhes sobre a compra dessas doses de vacina.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA