terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Porciúncula decreta Estado de Emergência em razão da maior enchente de sua história

 



Porciúncula viveu nos últimos dias, a partir da última sexta-feira, 19, os piores momentos de sua história com a pior enchente de todos os tempos. O Rio Carangola mais uma vez superou o nível dos anos anteriores, atingindo a cota máxima de 8,40m às 21 horas do dia 20, levando o município a decretar Estado de Emergência (Dec. 2209/2021).

Com mais de 8.500 pessoas atingidas pelas cheias, e teve 126 pessoas desabrigadas e 3.100 pessoas desalojadas.

Prédios municipais também sofreram alagamentos, como a Prefeitura, a Câmara, a Unidade Mista de Saúde, PSFs, Secretaria de Promoção Social, entre outros. Os principais bairros afetados foram Ilha, Operário, João Clóvis Breijão, João Francisco Braz, Centro e Nossa Senhora da Penha.

O Prefeito Municipal Leo Coutinho recebeu, na manhã de domingo, 21, o Secretário de Estado de Defesa Civil, Comandante do Corpo de Bombeiros Leandro Monteiro, que avaliou os danos da enchente na cidade. No fim do dia, a Defesa Civil enviou água potável e cesta básica para o socorro aos desabrigados.

A Secretaria Municipal de Promoção Social disponibilizou abrigos públicos em escolas e igrejas para acolher a população, oferecendo assistência, alimentação, colchão, lencóis, travesseiros para quem não tinha, e máscara para todos.

A Secretaria de Saúde esteve atuando durante todo o tempo, prestando socorre e atendendo aos desabrigados.

Todas as secretarias municipais se mobilizaram para atender a população. Muitos voluntários se uniram às equipes da administração na ajuda aos desabrigados e desalojados.

O secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, visitou a cidade na manhã desta segunda-feira, 22, e, sensibilizado com a situação do município, prometeu apoio e melhorias para ajudar a população e a administração municipal.

Na tarde desta segunda, 22, as águas já desocuparam grande parte das ruas, deixando lugar a barro, lama, lixo e demais entulhos. a equipe da Prefeitura encontra-se nas ruas, lavando e retirando o lixo.

A última medição do rio Carangola, feita às 16 horas desta segunda, 22, marca 3,77metros, abaixo da Cota de Atenção.


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA