quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Bittencourt faz novo pedido ao governador para mudança no horário das barcas

 

                                  Deputado estadual Jair Bittencourt


Com a redução no número de viagens da linha aquaviária Praça XV - Praça Araribóia desde o dia 19 desse mês, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jair Bittencourt (PP), encaminhou ao governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), um novo pedido para que as barcas voltem a circular nos horários anteriores ao período de isolamento social e medidas restritivas. O deputado considera um atentado à saúde pública a superlotação nas embarcações em meio à proliferação de novas variantes do coronavírus no estado.

A concessionária alega que a redução de passageiros é de 74% na travessia Rio-Niterói, com isso obteve autorização da Secretaria de Transportes para que as barcas operem com intervalos de até 30 minutos nos horários de pico (05h30 às 9h e 16h às 18h) nos dias úteis, e não mais de 15 minutos como ocorria desde outubro passado. Nos demais horários dos dias úteis e aos sábados, domingos e feriados, o intervalo de uma hora foi mantido.

Na justificativa ao governador, o deputado Jair Bittencourt pede ainda que a Agestranp realize fiscalizações nos horários de maior movimento, para constatar o número excessivo de passageiros que estão sendo transportados em cada embarcação.

“A existência de novos casos diários de Covid-19, inclusive com mortes de pacientes contaminados com as variantes brasileira e britânica, torna necessário que o poder público fiscalize as barcas e tome medidas necessárias para a segurança da população”, alerta Jair Bittencourt.

Em setembro do ano passado, o deputado já alertara em ofício ao governo estadual, que promoveu mudanças no horário das barcas no mês seguinte. “Estamos enfrentando mais uma vez o problema de aglomerações nas barcas, o estado não pode dar continuidade a esse atentado diário contra a saúde pública”, conclui o deputado Jair Bittencourt.



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA