sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Ministro da Infraestrutura inaugura obra de restauração no município de Itaperuna

Obra na BR-356/RJ, retomada em 2020 no governo do presidente Bolsonaro, é uma das principais vias de ligação entre o Noroeste, Norte Fluminense e cidades de Minas Gerais



Mais uma obra retomada no governo do presidente Jair Bolsonaro foi entregue nesta quinta-feira (11/2). O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, entregaram as obras de restauração na Travessia Urbana de Itaperuna, BR-356/RJ, no noroeste fluminense.

Na cerimônia de inauguração, o ministro ressaltou a importância da obra para o escoamento de produtos, principalmente pelo Porto do Açu. Ele também destacou o empenho da bancada federal do estado, que apoiou a alocação de recursos para o empreendimento. “O Porto do Açu precisa de logística e os munícipios que estão na área de influência, incluindo o noroeste do Rio de Janeiro, vão precisar de mais infraestrutura. Basta olhar um pouco para a rodovia para perceber que o Contorno de Itaperuna é uma necessidade. E nós não conseguiríamos fazer esses empreendimentos sem os recursos de emendas parlamentares”, concluiu.

Os serviços, que contaram com R$ 36 milhões de investimentos, vão garantir mais conforto e segurança para os motoristas que trafegam pela via e também para ciclistas e pedestres, que contam agora com ciclovia e novas calçadas.

TRAVESSIA URBANA - Uma série de serviços foi realizada na BR-356/RJ, que passa por Itaperuna e apresenta uma extensa e larga via urbana, similar a uma avenida. Foi aplicada uma camada de massa asfáltica (Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ) em toda a extensão da travessia, proporcionando melhorias na qualidade e estética da rodovia.

CICLOVIA - Para oferecer mais segurança ao ciclista, que trafegava entre os carros, foi implantada uma ciclovia numa extensão de 2.400 metros. A pavimentação de 30.000 metros quadrados de calçadas propicia caminhadas mais seguras e de lazer aos pedestres. E os usuários do transporte público dispõem de mais conforto e segurança com a execução de baias de estacionamento em pontos de ônibus.

O DNIT também promoveu a alteração dos acessos à Universidade de Iguaçu (Unig) e ao Redentor, locais de grande movimentação de carros e pedestres, para aumentar a segurança. Na área de drenagem, para reduzir os alagamentos constantes, foram executados serviços na rede de galerias pluviais, em uma extensão de 7.759 metros e em 526 unidades de caixas de captação, de passagens e poços de visita. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA