segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

‘Cédula' de 16 dólares confiscada de Pezão no batalhão prisional provoca polêmica

Notas achadas com Pezão: no alto à esquerda, a de 16 dólares
Foto: Foto: Divulgação/PM


Detido por suspeita de corrupção, o governador Luiz Fernando Pezão foi surpreendido, na sexta-feira, pela acusação de guardar um valor equivalente a R$ 500 em sua cela no Batalhão Especial Prisional, em Niterói, o que é proibido — pela lei, um detento só pode ter, no máximo, R$ 100. Em uma varredura realizada pela Corregedoria Geral da PM, foram recolhidas cédulas de euros e pesos colombianos, entre outras moedas. 

Publicidade


E, para surpresa ainda maior, inspetores também levaram da carteira dele uma nota — obviamente falsa — de 16 dólares. Agora, fica uma dúvida: ela foi usada no cálculo do montante divulgado pela equipe que fez a vistoria?
— Conversei rapidamente com o governador sobre isso. Ele me disse que riu quando ganhou a cédula de um amigo, e, por achá-la engraçada, decidiu guardá-la. Era uma recordação. Depois da confusão, falou para mim: “Sei lá, ela estava na minha carteira. Não tem nenhum sentido isso tudo”. Ele não valorizou essa questão, nem eu. Não estou dizendo que seja correto (guardar dinheiro além do permitido na cadeia), é óbvio que não pode. Mas não foi uma burla dolosa — afirmou o advogado Flávio Mirza.
— Estamos focados no mérito das acusações que o levaram à prisão, baseadas na delação do Carlos Miranda (operador do ex-governador Sérgio Cabral), que ele considera incorretas — disse o advogado.

Publicidade

A Corregedoria-Geral da PM informou que, depois do Natal, enviará um relatório sobre a inspeção na cela do governador à Auditoria da Justiça Militar, para as providências cabíveis. Fontes do órgão afirmaram haver jurisprudência que inocenta a pessoa flagrada com falsificações grosseiras, como no caso dessa nota de 16 dólares.
— De qualquer forma, o valor total do restante apreendido supera cem reais. O governador feriu a regra e poderá sofrer sanções — ressaltou.


Extra

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA