quarta-feira, 12 de maio de 2021

Estado irá construir 50 unidades habitacionais em Varre-Sai

  

Foto: Divulgação/Governo do Estado



O Governo do Estado vai construir 50 unidades habitacionais no município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. Os imóveis fazem parte do programa Viver Melhor, que prevê ainda obras de urbanização. O secretário de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, visita, nesta quarta-feira (12/05), o terreno onde serão erguidas as novas unidades, no bairro de Santa Rita do Prata.

O projeto, aprovado pela prefeitura, prevê a construção de cinco prédios de dois andares, além de reservatórios independentes para cada edifício, reforma de campo de futebol e construção de uma praça. A previsão é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2022.

- Neste governo, as pessoas mais carentes são prioridade. São as que mais precisam do Estado, e temos que trabalhar para que, além de dignidade, tenham as oportunidades para crescerem por meio do estudo e do trabalho. E nada mais digno do que ter uma moradia onde possam criar seus filhos - afirmou o governador Cláudio Castro.

O secretário Bruno Kazuhiro ressaltou que este é o objetivo do programa Viver Melhor:

- Vamos levar qualidade de vida para a população por meio deste programa. O projeto inclui urbanização de áreas mais degradadas e a construção de unidades habitacionais, além da reforma de conjuntos erguidos pelo Estado e a entrega da escritura definitiva a moradores que já receberam casas e apartamentos de programas do governo estadual - explicou Kazuhiro.




Projeto de sinalização

Também nesta quarta-feira, às 10h30min, será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) e a Prefeitura de Varre-Sai para a elaboração do projeto de sinalização turística do município. A iniciativa tem garantido a atração de turistas a cidades fluminenses, como São Pedro da Aldeia, que registrou aumento de 30% na ocupação hoteleira após a implantação das placas.

- Todas as cidades fluminenses podem solicitar projetos por meio de ofício à Secretaria de Infraestrutura e Obras. Assinamos, na semana passada, um termo com a Prefeitura de Arraial do Cabo, por exemplo. Arraial é uma cidade pródiga em belezas, e o IEEA irá auxiliar no fomento do turismo, com a sinalização desses atrativos – afirmou Guilherme Cardoso, presidente do IEEA.

Outras cidades da Região dos Lagos já encaminharam suas solicitações, entre elas, Macaé, Araruama e Iguaba Grande. A cidade de Rio das Flores, no Sul Fluminense, também aguarda a visita dos técnicos do IEEA. O cronograma é elaborado pela ordem de chegada das solicitações. Antes dos técnicos seguirem para campo, é feita uma análise das plantas arquitetônicas da cidade.

- Os projetos de placas serão entregues seguindo um padrão internacional. O Governo do Estado vai auxiliar as cidades em tudo o que for possível para que o turista conheça seus atrativos - disse Kazuhiro.

Técnicos do IEEA trabalham ainda na sinalização dos acessos às Regiões Turísticas do Estado do Rio de Janeiro, uma parceria com a Secretaria de Turismo. A primeira região levantada foi a do Vale do Café.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA