terça-feira, 11 de maio de 2021

Prefeitura de Cabo Frio promove o lançamento do primeiro Circuito de Cicloturismo da região sudeste

 



No último dia 8, a Prefeitura, em apoio à Associação de Ciclistas de Cabo Frio, inaugurou o marco zero do primeiro Circuito de Cicloturismo e realizou homenagem ao Dia das Mães

O lançamento do marco zero do Circuito de Cicloturismo Costa do Sol aconteceu na Praça da Cidadania, na orla da Praia do Forte, ponto inicial e final do trajeto que percorrerá 13 cidades da região. O Circuito é um projeto da Associação Ciclística de Cabo Frio (ACICAF) em convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e com o apoio da prefeitura de Cabo Frio.

O circuito tem 550 quilômetros de extensão, com o primeiro trecho iniciando em Cabo Frio até Armação dos Búzios e percorrendo mais 11 cidades, passando por Iguaba Grande, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Araruama, Maricá, Saquarema, Casemiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã e Carapebus.

Segundo o presidente da Associação, Márcio Oliveira, o ciclista poderá iniciar o trajeto por qualquer cidade, podendo realizar o percurso no seu próprio ritmo.

“O objetivo do projeto é que o ciclista aproveite o momento durante todo o percurso, apreciando a natureza da Costa do Sol, a história das cidades, a gastronomia, as hospedagens. Ele não tem caráter competitivo, o que proporcionará para a economia cabo-friense e dos demais municípios, um perfil diferenciado de turismo”, afirma Márcio Oliveira.

Durante a inauguração, o prefeito José Bonifácio ressaltou a importância da iniciativa para o município.

“Esta diversificação do Turismo, eu vejo como novo segmento a ser trabalhado, o que já é muito comum em países da Europa, por exemplo. Cabo Frio é uma cidade que faz parte da história do Brasil e do mundo. A sede da Fazenda Campos Novos, por exemplo, recebeu o cientista Charles Darwin durante a viagem de exploração e hoje é o único prédio histórico público existente”, destacou o prefeito.



O diretor do cicloturismo, Ricardo Lage, elogiou o apoio que o projeto recebeu da Secretaria de Turismo, Mobilidade Urbana e Comunicação.

“Se os outros 12 municípios que fazem parte do trajeto seguirem a mesma forma de trabalho realizada em Cabo Frio, já no início de 2022, se já estiverem todos vacinados, realizaremos uma grande coletiva de imprensa para divulgar o Projeto à nível nacional. Já temos, pelo menos, 12 grupos que querem fazer o percurso”, acrescentou.

Estiveram presentes no evento, o prefeito José Bonifácio, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha e a secretária-adjunta Flávia Carvalho, o ex-secretário da pasta, Flávio Rosa, além de grupos ciclísticos como a Associação, representada pelo diretor de Cicloturismo, Ricardo Lage, o diretor de Marketing, Elias Paniago, o presidente, Márcio Oliveira e representando o poder legislativo municipal, o vereador Davi Souza.
Eventos adiados

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Cunha, os eventos em homenagem ao Dia das Mães programados para este sábado, foram adiados em razão da chuva.

“A aula de zumba que seria realizada na orla da praia do Peró em frente à Bandeira Azul foi adiada para a próxima quinta-feira, 13, às 7 horas da manhã. O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, seguido de um café-da-manhã no espaço. O passeio ciclístico que aconteceria às 14h em Tamoios também foi adiado e acontecerá no próximo sábado, dia 15 de maio às 10h.


Ascom

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA