quarta-feira, 19 de maio de 2021

Setrans realiza edição virtual do 1º Workshop do Plano Estratégico Ferroviário

 




A Secretaria de Estado de Transportes e o Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro realizaram, nesta quarta-feira (19/05), a edição virtual do 1º Workshop do Plano Estratégico Ferroviário (PEF) do Rio de Janeiro. Os estudos, elaborados em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), representam um desdobramento do Plano Estratégico de Logística e Cargas (PELC) e têm como objetivo identificar as prioridades do estado no setor.

A reunião contou com a participação de representantes da sociedade civil e de diversas instituições ligadas à área, como concessionárias de ferrovias, entidades de preservação da memória ferroviária e de turismo. Foram apresentados os avanços dos estudos em desenvolvimento e os possíveis impactos deste modo na logística fluminense.

O secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, explicou que, após a apresentação da carteira preliminar de projetos ferroviários, a ideia é colher sugestões e opiniões até o dia 20/06 (pelo e-mail candref68@gmail.com) para que seja consolidada a carteira de projetos prioritários.

- Chegamos na etapa em que a participação da sociedade é muito importante para que o plano seja aderente, não só do ponto de vista do que pretendemos, mas também da forma de viabilizá-lo. O transporte ferroviário requer investimento alto e especificidade de demanda. Precisamos reunir tudo isso com um senso de oportunidade elevado – disse.

Pinho ressaltou, ainda, que o estado está caminhando de forma acelerada para completar um ciclo de planejamento importante.

- Já temos no Rio de Janeiro o PELC (representa uma rara iniciativa de planejamento no país, trabalhando com cenários para os próximos 30 anos); o Planejamento Estratégico Porto do Rio Século XXI (relacionado às acessibilidades do Porto do Rio e à integração Porto/Cidade); e o Plano Aeroviário. Agora, avançamos com o PEF, que trata das linhas de trem do interior.




Plano Estratégico Ferroviário (PEF)

Entre os principais objetivos do PEF estão o revigoramento da indústria fluminense, mediante sua recapacitação e expansão; a potencialização dos ativos logísticos para agregação de valor à produção, adensamento das cadeias produtivas e diversificação econômica; a alavancagem do setor de turismo; e a melhoria da qualidade de vida da população fluminense.

O PEF foi dividido em quatro programas: PROCARGA (que trata das cargas sobre trilhos); PROMOB (da mobilidade urbana sobre trilhos); PROTREM (dos trens turísticos) e PROINST (das iniciativas institucionais). O Plano prevê projetos/iniciativas para cada programa que incluem novos serviços, melhorias em trechos existentes e implantação de novos corredores.

- Podemos afirmar que o PEF é um trabalho inédito e de grande perspectiva para ser implementado em outras unidades da federação – afirmou o secretário.





Ascom



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA