sexta-feira, 7 de maio de 2021

Secretaria de Agricultura oferece Formação de Agentes em Sanidade Animal a produtores rurais

Capacitação levará boas práticas para o bem-estar e manejo de rebanhos em Casimiro de Abreu

Foto: Divulgação




Produtores rurais do município de Casimiro de Abreu recebem o curso de Formação de Agentes em Sanidade Animal (Formasa) nesta quinta-feira (6/5). O curso é oferecido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), por meio da Coordenação Setorial de Educação Sanitária da Superintendência de Defesa Agropecuária. A instrução será on-line e presencial com todos os cuidados indicados pelo Ministério da Saúde devido a pandemia de Covid-19.

A iniciativa visa melhorar a participação e integrar produtores e comunidades rurais na sanidade agropecuária. A formação busca também capacitar produtores para que vacinem animais com qualidade e segurança, auxiliando na sanidade dos rebanhos, principalmente de pequenas propriedades. Além de conscientizar sobre a vacinação com boas práticas de manejo e bem-estar animal.

Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, o projeto pretende levar mais conhecimento sobre sanidade agropecuária aos produtores.

- Além de criar multiplicadores dos temas abordados, o produtor rural capacitado torna-se apto a realizar vacinações com boas práticas e bem-estar animal, principalmente para as vacinações contra a febre aftosa e raiva e sobre a adoção de outras medidas sanitárias para notificações de doenças ao Serviço Veterinário Oficial - explicou o secretário.

Para a coordenadora de Educação Sanitária, Rosa Maria Antunes, o curso compreende aulas teóricas sobre temas relevantes como febre aftosa, raiva em herbívoros, brucelose, tuberculose, boas práticas na vacinação, bem-estar animal e aula prática no campo.

- Os participantes recebem noções sobre sanidade animal, legislações sanitárias, noções de epidemiologia, transmissão de doenças dos animais para os humanos, prevenção de acidentes vacinais e proteção à sanidade animal, a saúde coletiva e ao meio ambiente. – Destacou a coordenadora.



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA