terça-feira, 20 de outubro de 2020

Projeto proíbe aumento de tarifa de transporte, luz e esgoto durante a pandemia

 


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) irá votar em discussão única, nesta terça-feira (20/10), o projeto de lei 2.349/2020, dos deputados Luiz Paulo, sem partido, e Lucinha (PSDB). A proposta proíbe o aumento de tarifa de todos os serviços públicos concedidos durante a pandemia de coronavírus, prorrogado até o fim do ano pela Lei 9.008/20. Por ter recebido emendas, o projeto ainda poderá ser alterado. 

A proibição valerá para todas as concessionárias e permissionárias fiscalizadas pelas agências reguladoras: a Agenersa, para Energia e Saneamento (água, luz e tratamento de esgoto), e a Agentransp, para transporte público. 

Em plenário, o deputado Luiz Paulo (sem partido), coautor ao lado da deputada Lucinha (PSDB), afirmou que a medida foi motivada pelo reajuste do preço da molécula do gás estipulado em contrato pela Petrobras e a Naturgy, concessionária responsável no Rio, que levou em conta a variação desde janeiro do valor do barril do petróleo, da cotação do dólar e do custo do transporte. “A partir de 1 de novembro de 2020, a tarifa de gás de uma maneira geral será ajustada em média 30%", declarou o deputado, que é presidente da Comissão de Tributação. “Essa metodologia de reajuste é um assalto ao bolso do consumidor, que só não percebeu porque o reajuste ainda não aconteceu! Queremos que isso pelo menos não aconteça durante a pandemia, em plena recessão”, defendeu. O parlamentar ainda lembrou que, de todo o gás produzido no Rio, 51% é reinjetado e 49% é destinado ao mercado. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA