sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Porciúncula e Varre-Sai conquistam título de melhor café torrado para expresso no Rio Coffee Nation

 




No último fim de semana dois cafeicultores da região Noroeste foram premiados pelos melhores cafés torrados para expresso num evento internacional dedicado ao segmento de cafés especiais e orgânicos. 

O primeiro lugar ficou com o café MN, de Ênio Geraldo Marteline Neles, de 40 anos, de Santa Clara, terceiro distrito de Porciúncula. O segundo lugar ficou com o café Fazenda Pinheiro, do produtor Manoel Felipe Medeiros de Faria, da vizinha Varre-Sai. 

A premiação foi na categoria de Melhor Café Torrado para Expresso, na 1ª edição do evento internacional Rio Coffee Nation, que foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro. 

Os cafeicultores mantêm a produção com apoio e incentivo da Emater-Rio. 

O extensionista rural Flávio Gonçalves de Souza, do escritório local da Emater-Rio em Porciúncula, conta que, além da boa aceitação de novas tecnologias para garantir a qualidade do café, outro importante fator neste trabalho é a sucessão familiar. 

"Um dos nossos objetivos é manter o produtor no campo, porque percebemos que, durante os anos, muitos jovens deixam a produção da família e se mudam para os centros urbanos. Mas, com esse trabalho, vemos que a maioria dos produtores que estão acreditando na melhoria e na qualidade do café é jovem, e eles estão vendo os resultados em um curto espaço de tempo. Antes eles vendiam o café para um atravessador com o preço fixado, agora eles estão fazendo até venda direta para o consumidor, além de entregar para grandes empresas do setor, isso garante o jovem no campo", concluiu. 

O café MN, grande vencedor da competição estará no estande da Rio Coffee Nation no Paris Coffee Show de 2021, o maior evento de café da França.


Rosimere

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA