sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Café produzido em Varre-Sai ocupa o segundo lugar do evento Rio Coffee Nation

 



Mais um café de Varre-Sai foi premiado como um dos melhores do Brasil. Desta vez, foi o café produzido na Fazenda Pinheiro Cafés Especiais que ficou em segundo lugar na categoria de Melhor Café Torrado para Expresso, na 1ª edição do evento Rio Coffee Nation. O evento internacional dedicado ao segmento de cafés especiais e orgânicos aconteceu online no último sábado. O primeiro lugar ficou com um produtor de Porciúncula.

De acordo com o cafeicultor de Varre-Sai, Manoel Filipe Medeiros de Faria, de 33 anos, o lote do café premiado trata-se de um Café Sprouting Process, que passou por um processo de fermentação por 21 dias. Ele contou que a família produz café desde sua chegada a Varre-Sai, por volta de 1830, e que há pouco mais de três anos está no ramo.

“Veio a ideia de tentar melhorar a qualidade de nossos cafés, estamos investindo aos poucos em infraestrutura e novas tecnologias na produção de café especial e em nossa microtorrefação que está aberta a visitações agendadas. Estes acontecimentos têm muito trabalho e dedicação nossa, porém temos que destacar a ajuda de sempre de órgãos como Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (ASCARJ), Emater, Sebrae, Ministério da Agricultura, Coopercanol e Prefeitura de Varre-Sai. Conseguir esse prêmio foi uma surpresa, pois não esperava que nossos cafés conseguiriam um nível tão alto, visto que a competição foi aberta para todo Brasil”, afirmou o cafeicultor.

A supervisora local da Emater, Rosane Bendia Grazioli, explicou que o trabalho com cafés especiais surgiu de uma demanda pela melhoria da qualidade do café do município e da necessidade de agregação de valor à cadeia produtiva do café.

“A importância do resultado para nós vem de encontro a todo o trabalho que fazemos voltado para o desenvolvimento da agricultura no município. Nós, da Emater local, trabalhamos com o segmento do café, com entidades como a Prefeitura de Varre-Sai, Sebrae, Ministério da Agricultura, empresas locais e Universidades que são parceiros e chegam junto na realização dos trabalhos, cursos, Dias de Campo, voltados para o produtor. E ainda contamos com a presença diária dos técnicos no campo, sendo que há 10 anos trabalhamos com o foco nos cafés especiais. Já no Concurso de Cafés Especiais do Estado do Rio, tivemos produtores de Varre-Sai contemplados e com o Rio Coffee Nation, o nosso café terá maior visibilidade em outros países, resultado da nossa luta em busca de um melhor café”, relatou Rosane.


Varre-Sai

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA