segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Nova Friburgo será Polo Cervejeiro Artesanal

Projeto inclui 12 municípios da região e prevê incentivos na produção, festa anual em Nova Friburgo e desenvolvimento econômico



Consolidar Nova Friburgo e região como produtora de cerveja artesanal, defender os interesses do segmento, além de promover a cultura cervejeira e apresentar medidas benéficas ao desenvolvimento do turismo e da indústria local. Essa é a proposta do projeto de lei do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL/RJ), que prevê a criação do Polo Cervejeiro Artesanal e a festa anual da Cerveja Artesanal.

O projeto foi construído em conjunto com a associação Beer Alliance e inclui as cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidelis. Este recorte regional coincide com a região chamada de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios, considerando que os produtos elaborados em uma região podem sofrer a influência das condições hidrográficas, geológicas, climáticas e pela biodiversidade desta região.

A região de Nova Friburgo está se consolidando como berço da nova geração de produtores das cervejas de alta qualidade contando hoje com aproximadamente 25 marcas, sendo que dessas, 16 estão operando regularmente, já as restantes em fase de implantação. Para o autor do projeto,  é importante que haja mobilização e a união de todos os municípios: “Não resta dúvidas de que o momento é de unir forças e estabelecer na Região o Polo Produtor de Cerveja Artesanal, que servirá não só para fomentar o turismo na região durante todas as épocas do ano, mas principalmente desenvolver a economia interna com produtos de altíssima qualidade.  Os 12 municípios incluídos na região possuem uma população em torno de 370 mil habitantes e todos poderão se beneficiar com a produção de cerveja artesanal. Vai movimentar diversos setores da economia como hoteleiro, comércio, gastronômico e industrial”, ressalta o parlamentar.

O projeto tem como objetivo a busca por incentivos na produção e o crescimento econômico de toda a região: “As condições ambientais exclusivas desta região, em conjunto com a cultura local, a capacidade técnica e a criatividade dos produtores, tornam as cervejas do Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo produtos únicos que proporcionam uma experiência de consumo diferenciada e surpreendente. O projeto segue a trilha do incentivo ao setor produtivo, beneficiando toda a região e servindo de estímulo para todo o Estado”, conclui Wanderson.

O deputado Wanderson Nogueira convidou outros deputados para que o  PL ganhe força: André Ceciliano (PT), Rafael Picciani (PMDB), Waldeck Carneiro (PT), Comte Bittencourt (PPS), Gilberto Palmares (PT), Luiz Martins (PDT), Jorge Felippe Neto (PSD). O projeto segue em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA