terça-feira, 9 de novembro de 2021

Megadose de vitamina A é oferecida a crianças em Itaperuna

 


Em Itaperuna, RJ, a megadose de vitamina A está sendo oferecida a crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses. A megadose de vitamina A é um suplemento oral, gotinhas; administrada na Unidade de Atendimento Pediátrico (UAP), localizada na Rua Dez de Maio, 647, Centro. A UAP funciona de segunda a sexta das 08 às 16h.

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) é um programa do Ministério da Saúde, que tem como objetivo prevenir e/ou controlar a deficiência de Vitamina A (hipovitaminose A), potencializar o pleno desenvolvimento infantil, reduzir o risco de morbidade e mortalidade infantil em crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses.

De acordo com Aline Moreira, nutricionista e coordenadora do programa de Vigilância Nutricional, “as doses são administradas no intervalo de a cada seis meses, em crianças que já fazem o uso diário de polivitamínico com vitamina A, ou qualquer outro suplemento isolado de vitamina A, não necessitando ser suplementadas”, diz a coordenadora.

Ainda segundo Aline, a vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (retinol) e vegetal (provitamina A). “O corpo humano não pode fabricar vitamina A, portanto, toda a vitamina A de que necessitamos deve vir dos alimentos. Se essa reserva está reduzida e não ingerimos alimentos que contem vitamina A suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do nosso corpo, ocorre a deficiência, que pode levar a problemas de visão, diarreia e morbidades respiratórias”, conclui a coordenadora.

É importante reforçar que a vitamina A, ajuda na proteção à saúde dos olhos, potencializando o pleno crescimento e desenvolvimento infantil, além de reduzir o risco de diarreia e a mortalidade infantil. É fundamental que os responsáveis pelas crianças, procurem a UAP, para que as crianças recebam o suplemento.

Por fim, vale destacar que o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A possui medidas importantes de prevenção da deficiência de vitamina A, dentre elas, promoção da alimentação adequada e saudável, assegurando informações para incentivar o consumo de alimentos fontes em vitamina A pela população; dentre outros benefícios.

Outras informações podem ser obtidas na Unidade de Atendimento Pediátrico (UAP), localizada na Rua Dez de Maio, 647, Centro. Lembrando que a UAP funciona de segunda a sexta das 08 às 16h.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA