A Política Municipal de Saúde e os Desafios da Gestão e Linhas de Cuidado nas Ações Durante e Pós-Pandemia, é o tema que foi discutido durante a 10ª Conferência Municipal de Saúde que aconteceu na terça-feira (09/11), no Seminário Casa de Retiro, em Varre-Sai. O evento foi realizado pela Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal.
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, realizou a abertura do evento, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Rafael Fabbri Ramos e com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciano Fernandes de Britto.
“A Conferência acontece em um momento em que a Saúde de Varre-Sai está com ponto alto. Ocasião para debater, aparecer ideias, naturalmente, buscando uma melhoria acentuada para continuarmos o grande trabalho no serviço de Saúde”, ressaltou o prefeito.
Durante todo o dia, aconteceram palestras e discussão de eixos em plenárias. A primeira palestra foi sobre o Fortalecimento da Participação da Comunidade e Controle Social na formulação das políticas municipais de saúde para Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade da Saúde, com o enfermeiro D’ Stefano Marcondes.
Seguida da apresentação do Conselho com o tema “O Papel do Conselho no SUS”, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeiro Luciano Fernandes de Brito;
“Estamos reunidos na 10º Conferência de Saúde com eixo que trata principalmente com os cuidados Pré e Pós-Pandemia. E a Conferência traz a população para participar das políticas de Saúde, junto com a gestão, sugerindo, criticando, elogiando, para juntos elaborarmos o relatório e diretrizes para ajudar na administração da Secretaria e criar políticas de Saúde que de fato contemplem as necessidades da população”, disse.
As palestras que aconteceram durante o evento são sobre: “Saúde Mental do Trabalhador do SUS”, com a psicóloga Cláudia Badaró; “Impacto causado pela pandemia na Saúde Mental”, com a psicóloga Vanicia Goulart; “Direitos do Trabalhador de Saúde”, com a enfermeira Patrícia Froes; “Experiências no Atendimento a pacientes com Covid-19”, com o médico Daniel Fabbri e “Consolidação e financiamento do SUS, com o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Fábio Bendia.
“É um grande passo democrático, a gestão junto com a população para definir os passos para os próximos quatro anos da Saúde. Vamos buscar sempre fazer o melhor para nossa população”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Varre-Sai, Rafael Fabbri Ramos.
Também participaram do evento os secretários municipais de Assistência Social, Maristela Fabri; de Gabinete, Vinicius Dutra; de Turismo, Fátima Pimentel; de Obras, José Maria Pelegrini e de Educação, Carlos Alberto da Silva.
Decom
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook