segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Governador Cláudio Castro defende união do Estado e municípios pelo desenvolvimento do Rio de Janeiro

 


A união do Governo do Estado e municípios fluminenses em prol do desenvolvimento do Rio de Janeiro marcou o tom dos debates do Governador Cláudio Castro nesta sexta-feira, 05/11, em Teresópolis. Recebido pelo Prefeito Vinicius Claussen, o Governador cumpriu três importantes agendas no evento "Construindo um Novo Estado do Rio", no Hotel Le Canton, em Vargem Grande.

O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários e representantes de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Areal, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Duas Barras, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Rio Bonito e São José do Vale do Rio Preto. Em pauta, debates sobre ações de investimento e desenvolvimento do Governo do Estado para a Região Serrana Fluminense.

"A base de uma sociedade é o diálogo e não a imposição. Os prefeitos dos 92 municípios fluminenses são convidados a apresentar seus projetos. Nosso governo não faz acepção, pois está preocupado com cada cidadão que mora aqui. Não há município mais importante do que o outro nessa gestão. Hoje todas as nossas ações estão 100% em dia, não devemos a nenhum fornecedor e estamos investindo nas 92 cidades. Queremos uma Serra forte, um interior forte. Temos respeito por todas as regiões do estado. Somos um Rio de Janeiro só", destacou Cláudio Castro.

O Governador citou a recuperação dos empregos perdidos durante a pandemia, a retomada dos repasses aos municípios de valores atrasados relativos à gestão das Upas, o repasse em dia dos recursos relativos ao ICMS, a limpeza dos rios e a retomada das obras de contenção de encostas, que estavam paralisadas. Também falou sobre a conclusão, ainda em novembro, do processo licitatório do recapeamento da Estrada Teresópolis-Friburgo, investimento atualizado para R$ 86 milhões.

"O Governador Cláudio Castro veio a Teresópolis com sua equipe técnica para acolher os municípios e debater as melhores soluções para nossas demandas. Agradeço a todos que participaram desse evento, que reuniu a força política da região. Temos a grande responsabilidade de alcançar e implementar os projetos necessários e urgentes em benefício da população e de prestar contas das nossas ações. Essa união é necessária pelo desenvolvimento do estado e pela construção do Rio de Janeiro que todos nós merecemos", pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Deputado Federal Hugo Leal e o Senador Romário Faria marcaram presença no evento. "Essa é uma ótima oportunidade de compartilhar ideias e planos de ação, pois temos a presença do Executivo, do Legislativo Federal e do Senado. As demandas são grandes e a regra que impera é a conciliação por um estado do Rio de Janeiro maior e melhor", comentou Hugo Leal. "Eventos como esse fazem a gente ter esperança de ter um estado melhor, pois vejo o alinhamento dos prefeitos da região para evoluir cada vez mais. Fico feliz, como Senador, de participar do crescimento econômico e de todos os setores do Rio de Janeiro", disse Romário.




Mercoserra

Na primeira pauta do dia, Luiz Fernando Gomes, presidente da agência de desenvolvimento Mercoserra (Rede de Negócios da Serra Verde Imperial) entregou ao Governador Cláudio Castro um ofício propondo várias ações conjuntas. Entre elas, tratamento tributário especial para a instalação de novos condomínios industriais na região, a prorrogação da redução da alíquota de ICMS, a implantação do parque agroindustrial da Codin em Teresópolis e o estudo de viabilidade para a instalação de um aeroporto regional em Nova Friburgo.

"É muito importante a união da sociedade civil com o poder constituído. Nós precisamos ser competitivos e mostrar para o Brasil e o exterior o que a nossa região tem de melhor: as cidades são lindas, com baixíssimos índices de violência e uma série de outras coisas boas. Vamos fazer com que isso ganhe força e decole a região", falou Luiz Fernando Gomes.

Também foi apresentada a proposta de realização da feira de produtos e serviços Expo Mercosserra, prevista para março de 2022, com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios nos municípios que integram a agência de desenvolvimento: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, e a partir de 18 de novembro, Areal e Guapimirim.




Conleste

No encontro seguinte, prefeitos participantes do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense), do qual o Prefeito Vinicius Claussen é vice-presidente, entregaram um documento ao Governador Cláudio Castro com demandas relacionadas à recuperação viária e à possibilidade de contratação dos leitos hospitalares criados para atender os pacientes de Covid-19. Também foi solicitada uma previsão para o pagamento dos repasses para manutenção das UPAs, a retomada dos investimentos do Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do SUS (PAIH) e alternativas para que os municípios consigam adquirir medicamentos e insumos quando as licitações dão deserto.

O secretário de estado de Saúde, Alexandre Chiepp, anunciou o pagamento dos valores atrasados referentes às UPAs em 2021 e 2022. Ele informou que não há previsão orçamentária suficiente para a contratação de 100% dos leitos Covid-19, mas que o Governo do Estado avalia a possibilidade de reativar até 50%, com a ajuda do Governo Federal. Quanto aos medicamentos e insumos, foi proposto que cada município liste os itens com mais dificuldade de aquisição e a respectiva quantidade, para que o Governo do Estado avalie como poderá ajudar cada cidade.

Encontro com prefeitos e vereadores

Encerrando o dia de trabalho em Teresópolis, o Governador Cláudio Castro recebeu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores dos municípios convidados.

Participaram da reunião os secretários de estado de Saúde, Alexandre Chiepp; de Infraestrutura e Obras, Max Lemos; de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz; de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal; e das Cidades, Uruan Cintra, bem como o presidente do DER-RJ, Herbert Marques da Silva.

De Teresópolis, marcaram presença o vice-prefeito Dr. Ari Boulanger e os vereadores Leonardo Vasconcellos - presidente da Câmara Municipal, Erika Marra, Márcia Valentim, Amós Laurindo, Diego Barbosa, Fidel Faria, Fabinho Filé, Gustavo Simas, Maurício Lopes, Marcos Rangel, Paulinho Nogueira, Tenente Jaime Medeiros e Teco Despachante.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA