Não é da noite para o dia que uma cidade consegue ser reconhecida por uma instituição mundialmente respeitada, especialmente pelas articulações voltadas à promoção da resiliência local, que ganha vulto pelas ações pontuais de uma defesa política que prioriza a troca de experiências e estabelece redes de aprendizagem entre as cidades, promovendo, simultaneamente, o fortalecimento das alianças estratégicas.
Macuco conseguiu esse feito e viveu um dia histórico nesta segunda-feira, dia 08 de novembro, quando numa iniciativa liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR), o município foi o 420º do mundo a ser agraciado com o importante Certificado Cidade Resiliente – Certificate of Commitiment to Disasters Risk Reduction and Resilience –, entregue em solenidade na Câmara Municipal.
Assim, Macuco entra no seleto grupo apoiado pela Iniciativa MCR2030, que consiste no auxílio às cidades em seu caminho para reduzir riscos e se desenvolver com um roteiro de resiliência urbana que facilite o acesso a ferramentas de conhecimento, diagnóstico, monitoramento e relatórios, além de melhorar ações de redução de riscos com planejamento estratégico que lhes permitam avançar.
No evento, o prefeito Bruno Boaretto não escondeu sua emoção ao receber o Certificado Cidade Resiliente das mãos do Tenente Coronel Marcelo Sodré Watanabe, representando o Escritório das Nações Unidas. “Essa honraria representa nosso desejo de garantir a evolução do município com políticas sérias. Minha gratidão a todos os profissionais envolvidos e às Nações Unidas pelo reconhecimento”, discursou Boaretto.
Também participaram a vice-prefeita Michelle Bianchini; o presidente da Câmara Julio Badini; a primeira dama Andreia Boaretto; o secretário de Meio Ambiente Firmo Daflon; o coordenador de Defesa Civil Paulo Sérgio Machado; a coordenadora da REDEC-SERRANA, Tenente Coronel Silvia de Lima; secretários municipais; e vereadores locais, que entregaram uma Moção de Aplauso ao Major Bruno França.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook