quinta-feira, 22 de junho de 2017

Rio das Ostras capacita profissionais para ampliar oferta do teste de HIV, Sífilis e Hepatites

Equipes participaram de treinamento nesta semana. Objetivo é agilizar diagnóstico e tratamento dos pacientes



Ainda que os governos invistam em campanhas educativas, as Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs continuam avançando no Brasil e no mundo. Atenta a essa realidade, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está capacitando profissionais de saúde para estender a oferta do teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C a todos as unidades básicas. O treinamento começou esta semana e envolve mais de 50 técnicos, entre profissionais de nível médio e superior.
O objetivo da Secretaria de Saúde é agilizar o diagnóstico e tratamento de novos casos, como forma de promover mais qualidade de vida aos portadores dos vírus e interromper a cadeia de transmissão dessas doenças.

A coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids, Bianca Monteiro, apresentou dados sobre essas doenças no Município e no Mundo. Ela falou ainda sobre a importância da equipe de saúde estar atenta a sintomas e encaminhar logo o paciente para realização do exame de detecção desses vírus.

“Trabalhamos em equipe, então todos nós, enfermagem, médicos, agentes comunitários de saúde e outros profissionais, diante de quadros suspeitos, devemos estar atentos à possibilidade do paciente estar infectado. No caso da menor dúvida, encaminhe logo ao teste rápido. Assim podemos salvar vidas”, disse Bianca.

A Secretaria de Saúde espera que neste segundo semestre todas as unidades básicas já possam realizar o teste rápido de ISTs. Atualmente, a Rede Municipal oferece os testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que fica na Unidade Nilson Marins, no Centro de Saúde de Nova Cidade, Clínica da Família, Hospital Municipal, Pronto-Socorro, Postos de Saúde de Cantagalo, Mar do Norte, Âncora, Cidade Praiana, Nova Esperança, Cláudio Ribeiro, Rocha Leão e pelo Programa de Controle da Tuberculose.

PROGRAMA - O Programa de IST/Aids de Rio das Ostras atende hoje a 725 pessoas portadoras de HIV e hepatites. O Programa conta com uma equipe técnica multidisciplinar, com infectologistas, pediatra, ginecologistas, farmacêutico, nutricionistas, psicólogos, dermatologista, equipe de enfermagem e assistente social. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA