sexta-feira, 2 de junho de 2017

Parlamento Juvenil: 46 cidades já tem representantes

Pela primeira vez, segundo turno terá eleições online


A 11ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que tem o objetivo de incentivar a participação dos jovens da política, continua batendo recordes. Depois de, pela primeira vez, todos os 92 municípios fluminenses terem inscrito candidatos, outra nova marca: o segundo turno, nos dias 13 e 14 de junho, terá eleições online.
O PJ é uma iniciativa democrática e transparente. Os candidatos são estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio da rede pública estadual do Rio, entre 14 e 17 anos. No primeiro turno, em 24 de maio, 46 cidades escolheram seus representantes. Eles foram eleitos pelos próprios colegas, por votação direta. Agora, a novidade é que tudo poderá ser feito pela internet.
“A eleição online moderniza o processo eleitoral e possibilita a participação de toda a rede estadual”, ressalta o deputado Wanderson Nogueira (Psol), que coordena o projeto pelo terceiro ano consecutivo. A campanha para o segundo turno nas unidades escolares, diz, já está liberada. Ele ressalta, no entanto, que a direção de cada escola precisa formalizar o processo por meio de carta de autorização: “Assim, o candidato poderá ter acesso a outras escolas”.
Como funciona?
Cada município pode ser representado por um parlamentar juvenil. Exceto a capital, que contará com três representantes, e outros tês municípios com maior número de candidatos inscritos válidos, que terão dois PJs.
Durante uma semana, os escolhidos passam uma semana vivendo a rotina de um deputado estadual. Eles apresentam, debatem, aprimoram e votam projetos de sua autoria no plenário da Alerj. Os seis projetos aprovados são encaminhados ao Executivo e podem virar lei. Os jovens também participam de oficinas de capacitação.
Saiba como votar
O estudante deve acessar o site do PJ, clicar no banner de votação, na parte superior do portal, fazer um login com sua rede social, inserir o número de matrícula e data de nascimento, escolher o candidato da sua cidade, confirmar a escolha e finalizar.


(Texto de Symone Munay)

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA