segunda-feira, 26 de junho de 2017

HTO Dona Lindu supera marca de 25 mil cirurgias em sete anos de atuação


Referência nacional em trauma e ortopedia, unidade é a segunda maior do país em número de cirurgias realizadas; mensalmente, cerca de 1,5 mil pacientes são atendidos


Segundo maior hospital do país em número de cirurgias ortopédicas, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL) completa sete anos e comemora a marca de 25 mil procedimentos cirúrgicos realizados. Inaugurada em junho de 2010, em Paraíba do Sul, no interior do estado, a unidade atende cerca de 1.500 pacientes por mês e só em 2016 realizou mais de 3.700 cirurgias.

- O hospital Dona Lindu é uma unidade que conta com uma estrutura de ponta e profissionais capacitados para atender pacientes dos 92 municípios do estado. Ele exerce uma função muito importante na redução do tempo de espera na fila por uma cirurgia ortopédica – destacou o secretário de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Jr.
Unidade de referência voltada exclusivamente para pacientes do SUS que necessitam de cirurgias ortopédicas, o hospital realiza, aproximadamente, 300 cirurgias e 11 mil exames por mês. O HTODL possui uma equipe especializada, composta por 80 médicos, e já realizou 18 edições de mutirões de cirurgias que beneficiaram mais de 500 pacientes.

Para Mário Luiz da Silva Cabral, de 46 anos, morador de São Gonçalo, o HTODL fez a diferença em sua vida duas vezes. Há cerca de quatro anos, ele caiu de uma escada e teve uma grave lesão no calcanhar. Foi operado em 2015 no local e retornou em 2016 para tratar um problema na mão esquerda. Ele se diz muito agradecido e está confiante na sua recuperação após a última cirurgia.

- O hospital me proporcionou uma melhor qualidade de vida quando tive o problema no pé. Fui muito bem tratado e agora tenho esperança de resolver este problema na mão, que me causa muito transtorno. Tenho expectativa de voltar a trabalhar e agradeço muito ao HTO por ter esta oportunidade. Confio 100% nos profissionais deste hospital - disse ele.

A unidade conta com aparelhos de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais e estrutura composta por 68 leitos, sendo 7 de UTI e 61 de Unidades de Internação, 4 salas cirúrgicas, consultórios ambulatoriais, centro de imagens, ambientes climatizados e televisores em todos os quartos. Além disso, o HTODL é conhecido pela qualidade e humanização no atendimento. Um balanço feito pelo Serviço de Atendimento ao Usuário mostrou que o índice de satisfação dos pacientes durante a estadia hospitalar supera a marca de 95%.

Outro destaque é o trabalho realizado com acompanhantes e pacientes, que oferece esclarecimentos sobre o tratamento. Para Eliane Maria Pontes dos Santos, de Nova Friburgo, que acompanhou a mãe durante uma cirurgia, além de receber carinho e atenção da equipe, esse tipo de cuidado faz a diferença no atendimento.

- Desde o primeiro dia que fui encaminhada com minha mãe ao HTO fui bem recebida e atendida. É muito bom ver tanto carinho por parte das equipes do atendimento e da enfermagem, sempre muito pacientes. Adorei poder participar de palestras com assistente social e enfermeiras para saber um pouco mais sobre o tratamento. E o carinho dos médicos dando esperança para minha mãe é algo muito especial - finalizou.

Os colaboradores que atuam no hospital também falam sobre a qualidade e atendimento diferenciado oferecidos no local. Érica de Fátima Conceição da Silva de Lima hoje trabalha do Núcleo Interno de Regulação (NIR), mas já atuou na Recepção Central e no Ambulatório. Ela está na unidade desde a inauguração e se diz muito orgulhosa em fazer parte da equipe.

- Gosto muito de trabalhar no HTO. Somos um hospital que visa, em primeiro lugar, o bem estar dos pacientes e me alegro muito em estar nessa posição, fazer o contato com cada um deles, poder dar a notícia de que sua cirurgia foi agendada e sentir a alegria deles ao receber a notícia. É muito gratificante fazer parte de um projeto tão grande e complexo, saber que deu certo e que eu pude contribuir – disse ela.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA