terça-feira, 4 de abril de 2017

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA - FEBRE AMARELA



Diante do primeiro caso de Óbito em 26/02/2017 por febre amarela no município, a Secretaria de Saúde esclarece :



O paciente A.F., 33 anos, morador da zona rural de Santa Clara, terceiro distrito, deu entrada no Posto de Urgência no dia 23/02/2017 com dores no corpo, vômito, diarreia e febre. Com a piora, o paciente foi removido para a UPA de Itaperuna, sendo posteriormente encaminhado ao Hospital São José do Avahy, vindo a óbito no dia 26/02/2017. O corpo foi levado ao Rio de Janeiro por parentes, onde foi sepultado. O resultado dos exames foi divulgado na noite de 03/04/2017 pelo laboratório LACEN – Laboratório Central Noel Nutels do Rio de Janeiro.

Cabe esclarecer que a campanha de vacinação contra a Febre Amarela tem sido intensa no município desde o dia 28 de janeiro de 2017 nas zonas urbana e rural do município. Na ocasião de intensificação rural, o homem em questão se recusou a tomar a vacina oferecida pela equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Sendo esta a única forma de prevenção contra a Febre Amarela, foram disponibilizadas desde o final de janeiro 15 mil doses para a população municipal, o suficiente para fazer a cobertura imunológica de toda a população de 09 meses a 60 anos, salvo casos específicos de contra-indicação.

Porciúncula foi o primeiro município do Noroeste Fluminense a disponibilizar vacina para cobertura total da população. Além do atendimento na Policlínica e nos Postos de Saúde de todo o município, a equipe de saúde realizou buscas domiciliares, no comércio local, nas instituições e escolas do município, além de realizar palestras informativas em diversos pontos da cidade. Até o momento, 80% da população encontra-se imunizada.

A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA é a única forma de prevenção contra essa temível doença e continua disponível na Policlínica Municipal e nos Postos de Saúde de Porciúncula, Purilândia e Santa Clara, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DE 8 ÀS 16 HORAS. É necessária a apresentação do Cartão do SUS. Casos específicos (idosos, pacientes quimioterápicos e outros que utilizam determinadas medicações) devem receber indicação médica para receber a imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que não há motivo para pânico: “A população porciunculense está imunizada, foi um caso isolado na zona rural em paciente com histórico de imunidade baixa que se recusou a receber a vacina. De qualquer forma, ainda há vacina, e quem ainda não tomou pode procurar um dos Postos de Saúde do município”, esclarece o secretário Municipal de Saúde Marcelo Menin.

A equipe de saúde de Porciúncula estará na próxima quarta-feira, 05/04/2017, realizando novas buscas na região rural de Santa Clara. Toda a equipe técnica de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária do município está em alerta total a fim de conter a FEBRE AMARELA.

Faça a sua parte! VACINE-SE!!! A PREVENÇÃO É GRÁTIS, A DOENÇA PODE SER FATAL!!!

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA