quarta-feira, 19 de abril de 2017

Frente Parlamentar de enfrentamento ao Câncer será lançada na Alerj

Deputada Ana Paula Rechuan, secretário estadual de saúde Luiz Teixeira
 e o deputado estadual Wanderson Nogueira


Construir estratégias de fortalecimento da rede de tratamento e diagnóstico do câncer no Estado do Rio de Janeiro. Com esse objetivo, os deputados estaduais Wanderson Nogueira (PSOL-RJ) e Ana Paula Rechuan (PMDB-RJ) lançam a Frente Parlamentar para o enfrentamento ao câncer. O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, já confirmou presença no evento desta quarta-feira, 19, a partir das 9h30, no Auditório Senador Nelson Carneiro, prédio anexo ao Palácio Tiradentes.

O evento marca o início de um árduo trabalho para compreender o que já existe de políticas públicas em relação ao câncer, e claro, principalmente, indicar ações para o futuro. O lançamento da Frente Parlamentar terá a participação de importantes instituições que batalham pela causa, como a Fundação do Câncer e INCA, que farão uma apresentação geral do plano estadual de oncologia e um panorama geral da questão do câncer no Estado. Os Institutos Desiderata e Ronald Mcdonalds, também participam e abordam sobre a rede de atendimento ao câncer infanto-juvenil e o diagnóstico precoce.

O deputado estadual Wanderson Nogueira destaca a importância de unir instituições, governo e todos os envolvidos na causa. “A mobilização em torno do câncer deve ser coletiva, por isso essa Frente Parlamentar, que funciona como ponte, um elo. Todos que estão interessados em colaborar serão de extrema importância. Estamos convidando outros deputados estaduais e federais, além de secretários, médicos, pacientes, familiares de pessoas que estão com câncer. Todos são fundamentais nesse processo de construção”, frisou o deputado.A deputada Ana Paula Rechuan diz que é preciso se aprofundar na discussão. “Hoje os moradores do interior do estado enfrentam longas viagens para fazer tratamento e a fila de espera de exames é muito grande. Queremos, através da Frente Parlamentar, contribuir para reorganização do sistema de vagas, criando um protocolo de atendimento e direcionamento de fluxo. A ideia é tornar os atendimentos mais rápidos, acessíveis e eficazes para todos”, revela.


A Frente Parlamentar deve apresentar um cronograma geral de trabalho para aprofundar assuntos específicos com relação à temática ao fim do evento, que se desdobrará em outras ações e reuniões ao longo do ano.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA