A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em segunda discussão, nesta quinta-feira (14/11), o Projeto de Lei 1.950/23, de autoria dos deputados Prof. Josemar (PSol) e Vinícius Cozzolino (União), que propõe declarar o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário, como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado do Rio de Janeiro. Caso receba emendas, o projeto vai sair de pauta.
O projeto reconhece a importância histórica e cultural do estádio para o Rio de Janeiro e para a comunidade vascaína. São Januário é um dos estádios mais icônicos do país e tem relevância não apenas para os torcedores, mas também para o patrimônio esportivo e cultural brasileiro.
O deputado Prof. Josemar destacou que o Estádio Vasco da Gama, conhecido como São Januário, representa mais que um espaço esportivo; é um símbolo de resistência e inclusão desde 1924, quando o clube enfrentou desafios e preconceitos por sua origem popular e diversidade de seus jogadores. ele também citou o apelo turístico do local:
"A declaração permite aumentar seu apelo como destino turístico, atraindo visitantes nacionais e internacionais interessados em experimentar a cultura do futebol fluminense e aprender sobre sua história e ainda reconhecer o estádio como símbolo da luta antirracista não apenas no futebol e no esporte como também na história do Estado do Rio de Janeiro", comentou o deputado.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook