domingo, 24 de novembro de 2024

Os sistemas de IA podem 'se voltar contra os humanos', avisa o pioneiro da tecnologia Yoshua Bengio



Foto: Reprodução Instagram



O renomado cientista da computação, Yoshua Bengio, expressou suas preocupações a respeito dos potenciais impactos da Inteligência Artificial na sociedade. “É crucial imaginarmos um futuro em que as máquinas possuem habilidades cognitivas semelhantes às nossas”, afirmou o Professor da Universidade de Montreal e diretor do Instituto de Algoritmos de Aprendizagem de Montreal, durante o One Young World Summit em Montreal, no Canadá, esta semana.

Reconhecido por seu trabalho no campo do aprendizado futuro, subcampo da IA que visa imitar a atividade cerebral humana para aprender a identificar padrões sofisticados em grandes volumes de dados, Bengio afirmou que a tecnologia pode alcançar um nível de inteligência similar ou superior ao humano em aspectos destinos.

Em seu discurso, Bengio também chamou atenção para o controle das IA. “Inteligência traz poder. Quem controlará esse poder?”, questionou o cientista. Para ele, sistemas capazes de superar o conhecimento humano podem criar instabilidade em diversas esferas, inclusive geopolítica.

O canadense ainda explicou que a construção e treinamento desses sistemas custam bilhões de dólares, portanto, poucas são as organizações e países capazes de sustentar esse desenvolvimento. Com isso, surge uma nova concentração de poder econômico, político e militar, capaz de prejudicar mercados, democracias e a estabilidade no mundo.

“São questões que precisamos estudar cuidadosamente e começar a mitigar o mais rápido possível” alertou Bengio.

Por fim, o cientista abordou o possível abuso do poder por parte da inteligência artificial. “Algumas pessoas podem querer usar esse poder para seus próprios interesses, e há até quem possa desejar que a humanidade seja substituída por máquinas. Embora seja uma minoria, essas pessoas podem ter grande poder, a menos que tomemos as devidas precauções agora”, concluiu Bengio.

Extra

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA