Eventos informativos vêm contribuindo com as futuras gerações macuquenses, como comprova a ação realizada na segunda-feira, dia 18, numa parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social de Macuco. No Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino, os alunos receberam palestras sobre violência doméstica, enfocando a legislação pertinente, como proceder diante de possíveis agressões, e quando e como buscar serviços especializados, incluindo a ação policial.
Para detalhar melhor cada situação, o trabalho especial realizado com todos os estudantes do Ensino Médio do educandário estadual contou com a Patrulha Maria da Penha / Guardiões da Vida, do 11° Batalhão de Polícia Militar, de Nova Friburgo. Os profissionais militares Cabo Cosmo e Cabo Ana Cláudia trouxeram informações sobre as formas de violência doméstica mais comumente atendidas ou relatadas cotidianamente.
No segmento social, o auxílio psicológico ofertado às possíveis vítimas de violência doméstica vem das unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que também viabiliza abrigo em casos mais extremos. Os profissionais de saúde também expuseram suas atuações, que abrangem o suporte necessários aos adolescentes, até mesmo com amparo psicológico e tratamento específico no período pós-agressão.
Estiveram presentes a secretária de Saúde de Macuco, enfermeira Ana Paula Gonçalves; o psicólogo do CRAS, Cassiano Barros; e a coordenadora de Saúde da Mulher e Programa de Saúde na Escola, enfermeira Verônica Golinelli, demonstrando a força do trabalho intersetorial para enfrentar questões sociais e proteger os jovens.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook