sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Hemorio promove mobilização para doação de sangue e plaquetas antes do feriado



Foto: Mauricio Bazilio (Divulgação SES/RJ)



Diante da redução de 15% nas doações diárias e a chegada de mais um feriado prolongado com as datas da Proclamação da República, no dia 15 de novembro e do ponto facultativo em 18 e 19 nas repartições públicas municipais e estaduais pela realização da reunião da Cúpula do G20, o Hemorio faz uma mobilização para aumentar os estoques de sangue e plaquetas na unidade. De segunda-feira (11/11) até quinta-feira (14/11), de 7h às 18h, o Hemocentro Estadual espera receber 300 doações de sangue e, pelo menos, 10 doadores de plaquetas diariamente.

“Em períodos de feriados prolongados, como este, normalmente nós temos uma baixa muito grande nas doações de sangue e plaquetas, ao mesmo tempo, que as demandas também podem aumentar. Por isso, estamos nos antecipando e realizando essa mobilização para aumentar a nossa média diária que continua abaixo da meta ideal”, destacou Luiz Amorim, diretor do Hemorio.

A redução nos estoques vem acontecendo rotineiramente na unidade. Em agosto, houve uma diminuição de 5% no número de doações, que motivou a campanha “Influ do Bem”, inspirada nas Olimpíadas de Paris. Na ocasião, a iniciativa conseguiu arrecadar 1.732 bolsas de sangue.

Além do Hemorio, o estado conta com outros 27 hemocentros localizados em diversos municípios e 12 pontos de coleta na capital. Em todo o ano passado, o Hemorio arrecadou 85.360 bolsas de sangue. Neste ano, até o momento, o Instituto recebeu 75 mil doações.

Quem pode doar sangue

É preciso ter entre 16 e 69 anos (ou entre 16 e 60 anos, para quem doa pela primeira vez), pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.

Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe, ou responsáveis legais. Devem portar ainda uma cópia do documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações, enquanto houver uso da peça.

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Doação de plaquetas

O processo de doação de plaquetas é diferente das coletas comuns. Nesse caso, o doador é conectado a uma máquina, chamada aférese, para onde o sangue extraído da veia é enviado e filtrado, para a retirada apenas das plaquetas. Já sem este componente, o sangue volta para o corpo do doador. O processo leva, em média, uma hora.

Para que a doação de plaquetas aconteça, o voluntário precisa ter no mínimo 150 mil plaquetas no sangue, que são identificadas por meio de um hemograma realizado no Hemorio. Há restrições específicas para pessoas que contraíram dengue e tiveram quadros graves da doença, que só podem doar plaquetas após um ano. Já em casos leves, a espera é de 30 dias.

Diante da duração mais longa do procedimento, o Hemorio recomenda agendar esse tipo de doação, que pode ser feita pelo telefone (21) 964638072.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA