sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Cafeicultores de Porciúncula participam de concurso para cafés especiais

Porciúncula, município com tradição na produção cafeeira, vai participar do concurso


Com o objetivo de dar visibilidade e atrair compradores de Cafés Especiais das regiões cafeicultoras no Estado do Rio e incentivar a adesão à produção de cafés de qualidade, o Sebrae/RJ está patrocinando o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés 2018. Os cafés que obtiverem os padrões de qualidade exigidos pelo mercado de cafés especiais terão a oportunidade de participar de uma rodada de negócios em um grande evento na Região do Vale do Café.
Publicidade


Porciúncula, município com tradição na produção cafeeira, vai participar do concurso, levando 25 amostras. Dentre os cerca de mil produtores, apenas 20 estão aptos a participar do concurso de cafés especiais. “O concurso vem justamente incentivar os proprietários porciunculenses a cultivarem o café especial. Hoje, o produtor trabalha com quantidade de café convencional para bebida, sendo que o mercado para cafés especiais está em franca expansão”, explica Flávio de Souza, supervisor local da Emater/Rio em Porciúncula.
Os produtores porciunculenses têm recebido todo o incentivo da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, assim como da Emater/Rio e Sebrae/RJ. E todo o trabalho tem sido intenso para beneficiar o produtor e a região cafeeira. A Secretaria de Agricultura atua juntamente aos produtores, realizando a manutenção das estradas vicinais e nas propriedades, na formação de terreiros de café, na construção de caixas de contenção, na formação de equipe técnica e na parceria e apoio à Emater/Rio.
Os produtores porciunculenses contam com uma estrutura propícia à produção de cafés especiais. “Temos uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, que oferece o programa Rio Rural, executado pela Emater/Rio. Através deste programa, oferecemos estufas, terreiros de pedra, secadores de café, despolpadores, sopradores, máquinas de colher café entre outros benefícios que valorizam nossos produtores”, explica Valdo do Ônibus, secretário Municipal de Agricultura.
As inscrições para o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés 2018 estão abertas desde 23 de julho e encerram em 20 de agosto. As amostras serão avaliadas por uma equipe especializada na Universidade Federal de Lavras/MG. O resultado dos 20 melhores cafés do Estado do Rio de Janeiro será divulgado no dia 10 de outubro.
O concurso, realizado pelo Sebrae/RJ em parceria Secretaria Estadual de Agricultura, tem o apoio e a participação das prefeituras municipais, da Emater/Rio, sindicatos rurais, produtores, Centro de Comércio de Café do RJ e Coopercanol. No Noroeste, participam os municípios de Porciúncula, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana.
Maiores informações no Escritório Local da Emater-Rio.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA