sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Incêndio consome três hectares de Mata Atlântica em Macaé

Três hectares de Mata Atlântica foram consumidos por um incêndio de grandes proporções em uma Área de Proteção Ambiental, próximo ao Parque Municipal Atalaia, na região serrana de Macaé, no interior do Rio. Oito agentes da Guarda Ambiental, quatro da Defesa Civil e cinco bombeiros do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, fazem parte da equipe que combate as chamas. O fogo está ocorrendo em área fechada, onde não há moradores e as chamas, segundo dos bombeiros, começaram na última quarta-feira (24).
De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, a suspeita é que o incêndio seja criminoso e tenha sido provocado por fazendeiros próximos, para limpar a área. O combate as chamas só deve terminar nesta sexta-feira (26).  
“Ou seja, caçadores podem ter colocado fogo na mata para melhor caçar preás e perderam o controle”, disse ele.
Madson explica que toda queimada tem de ter autorização prévia, por meio de vistoria, dos órgãos competentes, com aval de engenheiros ambientais e biólogos da Secretaria de Ambiente. O coordenador do Parque, Alexandre Bezerra e o subsecretário de Ambiente, Fernando Horta, contou que o local é uma importante área para a flora e fauna. 
"Só no ano passado aconteceram 128 focos de incêndio no município de Macaé. O Parque Atalaia é mais do que uma APA (Área de Proteção Ambiental), é um Parque Natural de Proteção Integral", disse Fernando Horta.
Parque Atalaia
O Parque Atalaia é uma  área localizada entre os distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro, a 27 quilômetros do Centro do município. O ambiente  com  cenário de muito verde  tem  aproximadamente 235 hectares,  que visa à preservação do ecossistema de Mata Atlântica e dos mananciais hídricos.

Com parte de Mata Atlântica, o Parque Municipal Atalaia conta com a atuação de  biólogos,  técnicos em turismo e  guardas ambientais.  A área de Proteção Integrada conta com uma rica fauna onde podem ser encontrados macaco prego, cachorro do mato, quatis, papagaios e aves como chibante e gavião.

O local também reserva belas cachoeiras. São elas; Cachoeiras do Salto, Escorpião e da Fortuna.O espaço  promove ainda educação ambiental, pesquisa científica, compostagem (aproveitamento de resíduos orgânicos para produção de adubo) e cinema ambiental nas tardes de sábados.O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas. Os telefones para contato da secretaria de Ambiente são (22) 2796-1280, 2796-1380 e 2759-9487.



G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA