sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Escola SESI Itaperuna conquista 23 medalhas na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Vinte e três alunos da Escola SESI Itaperuna foram medalhistas na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A instituição, vinculada ao Sistema FIRJAN, também garantiu três medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada simultaneamente ao torneio pelos mesmos organizadores.

As duas competições aconteceram em fases únicas, no dia 16 de maio, na própria Escola SESI Itaperuna. Os resultados foram divulgados nesse mês. A instituição concorreu na OBA com todos os seus alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Do total de medalhas, foram conquistadas uma de ouro, sete de prata e 15 de bronze. Já da MOBFOG, participaram os estudantes dos 2º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. As três medalhas, sendo uma de prata e duas de bronze, vieram do 2º ano.

Medalhista de ouro na Olimpíada, o aluno Hugo Ouriques de Egidio, do 2º ano do Ensino Fundamental, já era encantado pelo mundo da astronomia e astronáutica antes mesmo de participar do torneio. “Desde o ano passado eu já gostava de ler sobre isso, aí fui me preparando para participar pela primeira vez esse ano. Também gosto de brincar de inventar coisas, criar foguetes”, disse ele, declarando ainda que a ciência é seu maior interesse depois do futebol.

De acordo com Marcília Coutinho, chefe do setor de Educação Básica do SESI na região Noroeste Fluminense, os alunos da Escola SESI Itaperuna participam há sete anos do Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e há três da Mostra Brasileira de Foguetes. Em 2014, o número de medalhas bateu o recorde. “Este foi o ano que tivemos mais alunos medalhistas, nos dois torneios. É gratificante ver nossos estudantes se destacando, que reflete o trabalho comprometido de nossos professores. Entendemos que os alunos precisam estar alinhados às demandas do mundo contemporâneo, sendo preparados para enfrentar diversos desafios competitivos”, disse Marcília.


Sobre a OBA e a MOBFOG – A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes são voltadas para alunos de escolas públicas e particulares de qualquer ano do Ensino Fundamental ou Médio, com o objetivo de fomentar o interesse pelas ciências espaciais, promovendo a difusão dos conhecimentos de forma lúdica e cooperativa.

Os dois torneios foram divididos em quatro níveis: três para alunos do Ensino Fundamental e um para aqueles que cursam o Ensino Médio. Na OBA, os estudantes realizaram um exame composto por dez perguntas, sete de Astronomia e três de Astronáutica. Na MOBFOG, participantes fizeram o lançamento de foguetes constituídos de canudinho ou garrafa pet. Os foguetes foram montados pelos próprios alunos, com o suporte de pais e professores.

Neste ano, a OBA distribuiu um total de 33 mil medalhas, que representa cerca de 4% dos participantes. Aqueles estudantes que garantiram as maiores notas poderão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, que vão acontecer em 2015, e ainda participar de jornadas e acampamentos espaciais.



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA