quinta-feira, 1 de abril de 2021

Setor de Serviços lidera na geração de empregos no mercado fluminense

 



A geração de empregos no Rio de Janeiro retoma a sua trajetória positiva dos últimos seis meses, que havia sido interrompida em janeiro. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam um saldo positivo de 15.530 novos postos em fevereiro. Dos cinco setores de atividade econômica analisados, todos apresentaram saldo positivo, com destaque especial para o setor de Serviços, com 8.562 novas vagas.

A Indústria, com 2.593, o Comércio, com 2.333, e a Construção, com 1.930, também apontam uma trajetória de alta na retomada dos empregos. O setor da Agropecuária foi o que menos cresceu, com 112 novas vagas, mas ainda assim apresentou uma estabilidade positiva.

- Os números demonstram um crescimento de vagas no estado. Houve um aumento bem notável em relação ao semestre anterior, impulsionados principalmente pelos setores do Comércio e de Serviço - disse o subsecretário de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, Julio Saraiva.

Ainda segundo Saraiva, as novas vagas no setor da Indústria se mostraram uma surpresa positiva. O Comércio apresentou um crescimento ainda tímido em relação aos últimos meses com saldo positivo, em boa parte pela restrições sanitárias impostas para combater o coronavírus.

- Mesmo com a parada emergencial, nós estamos entrando em contato com os diversos setores para facilitar essa abertura de postos de trabalho. Estamos otimistas com as perspectivas do mercado atacadista e com as áreas comercial e operacional da Indústria - afirma Saraiva.

Mais de 50% das novas vagas em fevereiro foram preenchidas por jovens dos 18 aos 24 anos. Enquanto no recorte por grau de instrução, quase 70% dos postos foram para pessoas que possuem o Ensino Médio Completo.

No acumulado dos últimos seis meses (setembro de 2020 a fevereiro de 2021), o Rio de Janeiro apresentou saldo de 76.362 postos formais. Já nos seis meses anteriores (março de 2020 a agosto de 2020) houve um saldo negativo de 185.113. O último semestre apresentou um crescimento de 141,3% no saldo de empregos em relação ao anterior.

Casa do Trabalhador

Em 2021, o Governo do Estado já inaugurou três novas Casas do Trabalhador, as unidades aumentam as ofertas de vagas de emprego e facilitam a intermediação da mão-de-obra. Em janeiro, foram inauguradas as unidades de Nova Friburgo e Petrópolis, enquanto a unidade de Seropédica foi aberta no começo de março


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA