segunda-feira, 12 de abril de 2021

Ator Bruno Gagliasso apadrinha lobo-guará resgatada em Aperibé


Como já havia sido publicado anteriormente em diversos sites dos jornais da região Noroeste, o resgate de uma fêmea da espécie lobo-guará foi marcado por uma operação conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente de Aperibé, Itaocara e Santo Antônio de Pádua.

A loba que foi encaminhada no último dia 22 para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (NEPAS), que funciona no Hospital Veterinário da UENF, em Campos dos Goytacazes, passou por uma cirurgia e permanece até presente data recebendo os devidos cuidados para sua recuperação.

Porém, a mobilização desse resgate não parou por aí. Com intuito de angariar recursos para que a equipe do NEPAS pudesse oferecer o tratamento adequado para o animal, o grupo iniciou uma “vaquinha” que garantiu o início do tratamento. Desde que o resgate foi realizado, a Secretaria Municipal do Ambiente de Aperibé vem se empenhando em realizar contatos com Órgãos Ambientais e outras instituições, para realizar um planejamento da soltura desse animal, que é considerado ameaçado de extinção. Através de um desses contatos, a subsecretária Municipal do Ambiente, Betiza Moraes, começou a conversar com o Sr. Iunes Habib, que levou o ocorrido ao conhecimento do ator Bruno Gagliasso, que se sensibilizou. O ator, que é apaixonado pelas questões ambientais, resolveu então apadrinhar a loba, que já recebeu o nome de Jabuticaba, justamente por ter sido encontrada com sua pata presa a uma jabuticabeira no município de Aperibé.



Além de custear a cirurgia da loba Jabuticaba, Bruno informou que o seu Rancho da Montanha, localizado em Paraíba do Sul, interior do estado do Rio de Janeiro, está de portas abertas para receber sua afilhada, se assim for decidido entre os Órgãos ambientais envolvidos, uma vez que seu rancho é uma área de soltura de animais silvestres, reconhecida pelo Ibama.



O Secretário Municipal do Ambiente de Aperibé Marco Antônio S. Vieira e sua subsecretária Betiza, fazem questão de agradecer a todos das secretarias de Meio Ambiente de Aperibé, Itaocara e Pádua, a Guarda Ambiental de Pádua, a secretaria de transporte de Itaocara, a família Mariano Figueira, o médico veterinário André Bernardo, Allan Blanc e a toda equipe do NEPAS - UENF, pelo apoio prestado no resgate.

Agradecem também aos comerciantes locais e figuras públicas que ajudaram, os amigos do veterinário Carlos Henrique e ao padrinho da nossa Jabuticaba, Bruno Gagliasso, pelas contribuições financeiras, que foram fundamentais para que o tratamento oferecido continue sendo o melhor possível, porque ela merece.

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA