domingo, 25 de abril de 2021

'Caminho Seguro' vistoria pontes e passarelas em Porciúncula e Natividade



Vistoria em Natividade e Porciúncula



As ações do programa Caminho Seguro, do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), tiveram início com a vistoria de passarelas e pontes das cidades de Porciúncula e Natividade, no Noroeste Fluminense. Em fevereiro, uma forte chuva atingiu a região e, por isso, foi necessário o monitoramento de encostas.

- No entanto, o programa Caminho Seguro prevê que as vistorias sejam regulares de todo o estado. A vistoria preventiva, quando executada corretamente, reduz custos de manutenção e amplia a vida útil das estruturas, além de evitar, no caso de algum colapso da estrutura, a interdição de vias, o que traz enormes transtornos para o transporte de pessoas e cargas - explicou o presidente do IEEA, Guilherme Fonseca Cardoso.

Técnicos do IEEA, órgão ligado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, apontaram que nas encostas localizadas no Bairro N.S. de Fátima, em Natividade, há uma possibilidade de risco iminente de queda.

Já as pontes e passarelas das duas cidades não apresentam grandes problemas estruturais que demandem interdições. Mas, de acordo com IEEA, é necessária a retirada dos detritos que se prenderam nas estruturas, o que ocasionou uma sobrecarga extra. Outras recomendações foram dadas, tais como a recuperação de todos os pontos que apresentam fuga de materiais, de modo a restaurar a estabilidade dos aterros de acesso.

- Recomendamos que, futuramente, as passarelas executadas em estrutura metálica em treliça sejam executadas de modo invertido. Ou seja, as treliças ficarão acima do tabuleiro. Deste modo, aumenta-se o vão sobre o corpo hídrico, o que diminui a possibilidade de retenção de detritos no caso de aumento do nível do rio – disse o engenheiro responsável pelas inspeções, Jorge Soares.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA