terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Municípios deverão instituir fundo especial com recursos da exploração de petróleo ou gás destinados ao meio ambiente

 Cada Lei Orgânica municipal deverá fixar os percentuais a serem investidos no Fundo


As prefeituras municipais deverão instituir um Fundo Especial com parcela de recursos de royalties e participação de petróleo a serem investidas no Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). É o que determina a Proposta de Emenda Complementar (PEC) 68/18, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (08/12), em primeira discussão. É necessária maioria qualificada para aprovar a PEC, ou seja, 42 votos favoráveis. Caso aprovada, a proposta ainda precisará passar por uma segunda discussão na Casa.

A PEC determina que o Fundo Especial seja instituído por cada prefeitura municipal em até 180 dias após a publicação da norma em Diário Oficial. Deverá ser estabelecido em cada Lei Orgânica Municipal o percentual a ser destinado ao Fundo. Ceciliano, que é presidente da Alerj, afirmou que mesmo com a crise financeira, a destinação de royalties e participações do petróleo devem ter finalidades específicas, sobretudo a preservação ambiental, razão pela qual os royalties foram inicialmente criados.

“A presente proposta de emenda constitucional deixa a cargo dos municípios, através de seus órgãos competentes, a definição do percentual e da destinação específica do Fundo, porém visa garantir a reserva de parte dessa receita como salvaguarda aos municípios fluminenses”, justificou o parlamentar.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA