quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Defesa Civil entra em estágio de atenção em Trajano

 


A chuva que caiu sobre a zona rural do município de Trajano de Moraes nas últimas horas, causou estragos em vários pontos do município. A região mais atingida foi Alto Macabu, Tirol, Ponte de Zinco, Ponte Nova e Maria Mendonça – segundo informações da Defesa Civil municipal. Há registros de rios cheios, ou seja, com o volume muito acima do normal. Em alguns locais a força da água foi tão grande que arrastou plantações de bananas, e muitos galhos secos que estavam às margens dos rios. Em outros, até pontes foram arrastadas. 

O prefeito Rodrigo Viana, ainda encontra-se em repouso e se recuperando do Covid-19, mas determinou atenção às famílias que por ventura tenham sofrido algum dano com as chuvas. “Fomos pegos de surpresa e realmente com um volume bem acima do esperado. A água caiu toda no alto da serra e veio arrastando tudo que encontrava pela frente. Até o momento não temos informações de situação grave. Mas peço que a população fique atenta caso volte a chover mais forte novamente”, disse o chefe do executivo. 

A Defesa Civil estadual chegou a emitir um alerta com aviso meteorológico valendo até quarta-feira (9), com previsão de pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de rajadas de ventos. A nota alertou também para possibilidade de grandes acúmulos de precipitação no período. 

“Quando chove muito assim os efeitos são variáveis de região para região. Em alguns pontos, por exemplo, pode haver alagamentos, inundações e enxurradas, devido à intensidade da chuva esperada. Em outros pode até acontecer deslizamentos de terras, devido ao acumulado de chuva previsto. Outro são as quedas de árvores devido à possibilidade de rajadas de vento forte”, explicou Rodrigo Viana. 



O aviso meteorológico estadual despertou ainda a possibilidade de ocorrência de granizo. Os agentes da Defesa Civil de Trajano de Moraes percorreram desde cedo as localidades mais atingidas e orientou a população que reside em áreas avaliadas por eles como de risco, caso volte a chover muito no local. 

“A Defesa Civil ainda está contabilizando e fazendo o levantamento dos estragos que a chuva possa ter causado. Sabemos que em alguns lugares pontes foram arrastadas, mas não temos ainda o numero exato dos estragos. O prefeito Rodrigo Viana pediu que fizéssemos isso de forma ordenada para atender as localidades mais atingidas e assim estamos trabalhando. Em caso de urgência solicito que liguem no 199 e informem, ou tirem as dúvidas”, solicitou o secretário municipal de Defesa Civil, Maurício Batalini.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA