O setor do turismo brasileiro
deixou de faturar R$ 41,6 bilhões desde o início da pandemia de covid-19,
considerando os meses de março a setembro. O montante representa uma queda de
44% no faturamento do setor em comparação ao mesmo período do ano passado. Os
dados, divulgados hoje (17), são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Em setembro, o faturamento das
empresas do setor (R$ 8,6 bilhões) foi 37,6% menor do que o mesmo mês de 2019 –
o que significa uma retração de R$ 5,2 bilhões no faturamento. Esse é o pior
resultado do turismo para setembro desde o início da série histórica, em 2011.
“Ao contrário de setores como o
comércio e os serviços, em recuperação desde o início do segundo semestre do
ano, o turismo não apresenta sinais de retomada. Até por isso a necessidade de
uma expansão da oferta de crédito para as empresas do setor, principalmente por
meio de ajuda de programas do governo”, destaca a FecomercioSP em nota.
Segundo a entidade, a retração do
turismo em setembro foi liderada pelo setor de transporte aéreo, que faturou
64,6% a menos do que no mesmo mês de 2019. O resultado, no entanto, é menos
pior que os registrados em agosto (-68,8%) e julho (-78,1%).
A FecomercioSP destaca que também
caíram expressivamente, em setembro, os faturamentos dos agentes de hospedagem
e alimentação (-37,3%) e de atividades culturais, esportivas e recreativas
(-24,4%).
“É importante que os empresários
mantenham os canais digitais ativos desde já, não apenas para ofertar pacotes e
destinos, mas também para que os clientes tenham uma comunicação clara dos
novos protocolos de segurança do turismo”, recomenda a FecomercioSP.
A entidade também ressalta que
muitos turistas procuram por locais com flexibilidade de cancelamento ou
remarcação, e possibilidades de reembolsos. “Adaptar as reservas e os fluxos a
esta especificidade do mercado representa uma vantagem significativa para agora
e para o cenário pós-pandemia”, recomenda.
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