sábado, 28 de novembro de 2020

Prefeito determina novas medidas de enfrentamento à COVID-19 em Teresópolis

 


Com o objetivo de reforçar o enfrentamento da disseminação do novo coronavírus, depois de se reunir com a liderança da Secretaria de Saúde, o Prefeito Vinicius Claussen determinou, nesta quinta, 26, novas medidas para o município. A ampliação de testagem para sintomáticos nos 20 postos de saúde da família (PSF) e unidades básicas de saúde (UBS) é uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde a partir da próxima segunda-feira, 30. 

Ao buscar atendimento nesses postos, a pessoa que estiver com sintomas de COVID-19, vai ser avaliada pelo médico e encaminhada para realização do teste na própria unidade onde foi atendida. Anteriormente, o teste nessas unidades era realizado em crianças e adolescentes, de gestantes e dos idosos a partir de 60 anos, desde que sintomáticos. 

A ampliação de testagem para sintomáticos nos postos de saúde é uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao buscar atendimento nesses postos, a pessoa que estiver com sintomas de COVID-19, vai ser avaliada pelo médico e encaminhada para realização do teste na própria unidade onde foi atendida. Anteriormente, o teste nessas unidades era realizado em crianças e adolescentes, de gestantes e dos idosos a partir de 60 anos, desde que sintomáticos. 

O Centro de Atendimento e Testagem do Ginásio Pedrão, na Várzea, terá novo protocolo de avaliação clínica e laboratorial para identificação precoce de casos. Além disso, o Pedrão e o EPEM (Rua Dr. Aleixo, nº 85) passam a realizar também testes PCR, com mobilização de novas equipes. 

O Prefeito Vinicius Claussen também determinou a instalação de um Centro Triagem e Testagem no Serviço de Pronto-Atendimento Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro. O local contará com equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e farmacêutico. A unidade funcionará às 3ª e 4º feiras, das 8h às 17h. 

O Centro de Testagem do Caleme continuará realizando a testagem e serviços vinculados à Unidade de Atenção Primária do Caleme (2ª, 5ª e 6ª com atendimento da Unidade de Atenção Primária e sábado com realização de acolhimento e diagnóstico da COVID-19). A unidade está localizada na Igreja Nossa Senhora da Paz, em parceria com a Igreja Católica e na Unidade Móvel (Rua Antônio Maria da Conceição, s/nº - próxima à Praça). 

No interior, os pacientes devem buscar testagem e atendimento nas Unidades de Atenção Primária à Saúde 24H de Bonsucesso (3º Distrito) e Unidade de Atenção Primária à Saúde de Água Quente (2º Distrito), de 2ª à 6ª feira, das 8h às 17h. 

Vinicius Claussen pontuou que a ampliação de 214 leitos do Estado aumenta a segurança do município em relação a leitos COVID-19, uma vez que a regulação de vagas para internação é estadual. Outra iniciativa do Prefeito foi a reunião com representantes das entidades comerciais nesta sexta, 27, para reforço da importância do cumprimento das medidas vigentes com relação aos protocolos de segurança para enfrentamento ao Coronavírus. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA