sexta-feira, 25 de setembro de 2020

TSE disponibiliza informações relativas às prestações de contas dos candidatos

 

  O usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores

 Foto: Reprodução Internet



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou uma plataforma de consulta sobre a situação dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que vão concorrer às eleições municipais deste ano. Na ferramenta, constam também informações sobre prestações de contas. 

Para acessar o DivulgaCandContas, não é necessário fazer um cadastro ou login com usuário e senha. Na consulta, basta selecionar a região do Brasil, estado e cidade. Depois, filtrar o candidato que deseja visualizar. 

Na plataforma, constarão dados como nome que o candidato usará na urna, número, partido, grau de escolaridade, ocupação, redes sociais, proposta de governo, valores dos bens que possui e eventuais registros criminais. 

Acesso 

O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações. 

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado. 

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado. 

Contas 

O sistema também disponibiliza as informações relativas às prestações de contas dos candidatos das eleições. O usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens e/ou serviços a candidatos e partidos políticos.

Rádio 93 C/ EBC

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA