domingo, 20 de setembro de 2020

26º Batalhão será comandado por mulher pela primeira vez

 


A Tenente-Coronel Simone de Almeida Silva assumiu na manhã desta sexta-feira (18/09) o comando do 26° BPM (Petrópolis). Pela primeira vez em seus 30 anos de história, a unidade sediada em Petrópolis será comandada por uma mulher. Ela assumiu o posto do também Tenente-Coronel Christoph Carvalho Bezerra Leite, que será o novo subsecretário de Comando e Controle da Polícia Militar.

Além da Tenente-Coronel Simone, que ocupava o cargo de subcomandante do 2º BPM (Botafogo), outras duas mulheres estão à frente de unidades de área: a Tenente-Coronel Andréia Ferreira da Silva Campos, do 28º BPM (Volta Redonda); e a Tenente-Coronel Luciana Rodrigues de Oliveira, 37º BPM (Resende).

Ao ingressar na Polícia Militar, em 2000, a Tenente-Coronel Simone atou no início da carreira de oficial da Corporação na unidade de Petrópolis e, durante a última década, foi diretora de Administração da Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas do Rio de Janeiro (entre 2010 e 20130; secretária do Estado Maior Geral (entre 2013 e 2016); chefe de Escritório de Programas de Prevenção do Estado Maior (2017); chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Vitimização do Rio de Janeiro (2019); e subcomandante do 4º BPM (São Cristóvão) e do 2º BPM (Botafogo).

A Tenente-Coronel Simone registra mais uma etapa da história da presença da mulher na Polícia Militar do Rio de Janeiro. As mulheres começaram a ingressar na Corporação em 1982 com a primeira turma de praças e, um ano depois, com a primeira turma de oficiais. Hoje, dos quase 45 mil integrantes da Corporação, as mulheres representam 12% do total da tropa. Além de comandar três das 39 unidades de área no estado, as oficiais mulheres ocupam postos-chaves nos setores administrativos e nas áreas de ensino e saúde.

 

Texto e foto: PMERJ

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA