sábado, 26 de setembro de 2020

Trajano de Moraes, a 250 km da capital, é a única das 92 cidades do RJ sem mortes por covid-19

 

        
        Totens com álcool em gel foram instalados em frente a comércio, bancos e na praça 
Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL


Trajano de Moraes é a única das 92 cidades do estado do Rio de Janeiro sem mortes por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Uma em cada quatro cidades do Rio não passou de cinco óbitos por covid, o equivalente a 26%. Ao todo, são 24 municípios com esse perfil, menos populosos e mais afastados da região metropolitana do Rio. A curva da média diária de óbitos apresenta queda (com oscilações), desde junho no estado. 

No país, são mais de 135 mil óbitos, segundo o consórcio de veículos de imprensa, com base em registros das secretarias estaduais de saúde. A média móvel diária de óbitos por covid no estado do Rio, calculada com base nas mortes registradas em uma semana, era de 98 casos a cada 24 horas. 

O índice no Rio registra queda gradual desde o pico, em 4 de junho, quando foram registradas 210 mortes por dia na média móvel. O indicador é o mais adequado para observar a tendência da epidemia, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana. Nos últimos dias, o governo do RJ registrou mortes em Varre-Sai, São José de Ubá e Laje do Muriaé, que até então não tinham casos de morte em decorrência da pandemia. 

“Conversar com essas pessoas e colocar em isolamento antes mesmo do resultado do exame. Se o exame der positivo, já começamos o tratamento e acompanhamos até a liberação. Um dos nossos diferenciais é que só liberamos os pacientes com o resultado negativo de PCR. A nossa meta é passar pela pandemia sem ter óbitos”, explica Saulo Pacheco, secretário municipal do Gabinete de Crise. 

Para impedir o avanço da doença, a cidade agiu rápido. Em 16 de março, começo da pandemia, Trajano passou a formar barreiras sanitárias permanentes nas quatro principais vias de acesso. Veículos de outras cidades foram proibidos de entrar. A ação se estendeu por quatro meses. 

O comércio fechou antes mesmo da adoção da medida pela capital, e foi distribuído um total de máscaras quatro vezes maior do que o número de habitantes. Uma equipe de vigilância faz testagens na população e monitora diariamente os casos de infectados pelo WhatsApp ou em contato com o centro de triagem, unidade de saúde que atende pacientes com sintomas compatíveis à covid-19. 

Ascom Trajano C/ Uol 







COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA