sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Dia do Idoso é marcado com chá dançante em Cantagalo

Evento contou com música ao vivo, dança, poesias, quitutes doces e salgados, teatro e palestra sobre prevenção dos cânceres de mama, útero e próstata




Para lembrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Secretaria de Assistência Social de Cantagalo, em parceria com o Instituto de Pensão e Aposentadoria Municipal (Ipam), a Secretaria Municipal de Educação, o Programa Bolsa Família e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou na tarde do último dia 11 de novembro o Chá Dançante, que levou dezenas de membros da terceira idade ao Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Parque das Árvores.

O evento proporcionou uma tarde bastante agradável, cheia de brincadeiras e muita alegria, envolvendo não só os membros da terceira idade, mas familiares e a sociedade em geral. Também participaram idosos internados no Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro e dos distritos, já que a Prefeitura também ofereceu transporte.

O encontro, que teve início às 14 horas, se prolongou por toda a tarde e contou ainda com música ao vivo com Mozart Show e Luiz Felipe, além de teatro, com Vinícius Stael, poesias, dança quitutes doces e salgados, muita diversão e alegria, além de palestra sobre a importância dos exames preventivos para detecção dos cânceres de útero e de mama, no caso das mulheres, e de próstata, no caso dos homens.

A secretária de Assistência Social, Madalena Bard, que abriu a festa representando o prefeito Saulo Gouvêa, que teve outro compromisso na agenda, disse que a intenção é promover propostas voltadas à coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso no município, um tema ainda novo, mas que necessita de maiores discussões e ações que permitam a participação dos membros da terceira idade.

A secretária também explicou que os recursos investidos no evento são específicos para aplicação nesse programa de recreação dos idosos, advindos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Inclusive, temos que prestar conta da realização desse evento e da aplicação adequada dessa verba”, disse. Ela encerrou dizendo que a confraternização não aconteceu no Dia do Idoso por causa do período das eleições. “Somente agora pudemos nos organizar e reunir todos”, completou.

O Dia Nacional do Idoso foi instituído pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. Essa lei prevê que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade.



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA