quinta-feira, 1 de julho de 2021

Cerca de 90 mil toneladas de lixos e entulhos foram retiradas das ruas de Campos

O número é o total de inertes retirados através do serviço de limpeza realizado desde janeiro deste ano



Desde os primeiros dias do Governo Wladimir Garotinho, a população pode notar que a cidade está mais limpa. Os campistas, nos últimos quatro anos, tiveram que conviver com matos altos nas vias e praças do município, atrapalhando a passagem do pedestre, e até mesmo o trânsito. Em seis meses, a Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos, retirou cerca de 90 mil toneladas de lixos e entulhos das vias do município. A coleta de lixo domiciliar foi regularizada em diversos bairros, além da reformulação dos Pontos de Entrega Voluntária de Entulho (PEVEs).

Em seis meses, houve varrição de quase 16 mil quilômetros de vias, entre praças, ruas e avenidas, tanto na cidade quanto no interior. Apenas neste mês de junho, foram mais de mil locais, entre bairros, vilas e distritos atendidos pela pasta em diversos serviços, como capina, varrição, roçada, pintura de meio-fio e retirada de entulhos, de forma simultânea e progressiva, devido a extensão territorial do município. Além das ruas, mais de 2.500 bueiros foram limpos pela Secretaria de Serviços Públicos.

A Baixada Campista foi um dos primeiros locais a receber o mutirão de limpeza, a exemplo de Goitacazes onde, por cerca de uma semana, mais de 80 profissionais realizaram varrição, capina, retirada de entulhos, entre outros serviços. Outros cinco locais foram beneficiados pelo mutirão, como Rio Preto, Ururaí, Parque Eldorado e toda Guarus.

De ponta a ponta, a Secretaria de Serviços Públicos atuou em todo o município. Na Região Norte, como Campo Novo, Venda Nova, Seis Marias, Conselheiro Josino e Morro do Coco, foram alguns locais. A pasta também se fez presente nas localidades de Rio Preto, Lagoa de Cima e no distrito de Ururaí, assim como no Morro do Itaoca e Farol de São Thomé.

Bairros localizados na margem direita e esquerda do rio também tiveram atenção especial, assim como praças, jardins e canteiros, a exemplo dos localizados na Avenida Presidente Vargas, Avenida 28 de Março, Avenida Pelinca e Avenida Nilo Peçanha, e ainda a Orla de Guarus e a entrada do município, que também estão sendo regularmente limpos.



Entre as praças, a do Capão; Praça do IPS; a Praça do Cigano, em Nova Brasília; Praça da Bananeira, na Pecuária; Praça Santa Teresinha; Praça do Aphaville; e Praça de Conselheiro Josino estão entre outras tantas que foram limpas. Locais onde a população sofria com matos altos e sujeira.

PEVE- O primeiro Ponto de Entrega Voluntária de Entulho (PEVE), totalmente remodelado, com área de 1200 metros quadrados, localizado no Parque Santa Rita, já foi entregue a população. A Prefeitura de Campos está revitalizando o segundo local exclusivo para descarte de entulhos, desta vez, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora, já em fase de conclusão de obras. Ao todo, 10 PEVEs devem ser revitalizados no município.

Os PEVEs visam dar maior ordenamento ao descarte de entulhos, galhadas, inertes e até mesmo aos materiais de coleta seletiva. O espaço dá mais dignidade aos moradores das ruas próximas aos pontos, já que estes vão ser cercados, com guaritas e total controle de entrada de descarte. Os PEVEs funcionam das 7h às 19h, incluindo sábados, domingos e feriados.

Colaboração – A Secretaria Serviços Públicos continua de olho em quem insiste em depositar lixo e entulho em vias públicas. Vários “Pontos Críticos”, locais onde constantemente há colocação de material pela população está sendo limpo, porém, de acordo com a pasta, o acúmulo de materiais nesses locais é persistente. A secretaria tem mapeado os pontos onde é verificado a colocação de lixo e entulho, seja por moradores dos bairros, carroceiros ou por comerciantes. Entre os pontos estão; Caju, Parque João Maria, Avenida Carmem Carneiro, e Parque Esplanada.

A Secretaria de Serviços Públicos disponibiliza o número do disque denúncias da Subsecretaria de Postura, (22) 981683645, para que a população possa colaborar e evitar que a cidade permaneça suja. Quem for pego jogando entulho ou lixo em local inadequado, pode receber multa no valor de até 10 salários mínimos.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA