sábado, 10 de julho de 2021

Palhaço riostrense lança vídeos com oficinas em linguagem infantil

Aprenda a fazer aros de papelão, bolinhas de painço e claves de garrafas pets pelo canal “O Entrupinado”, no Youtube



Mamães, papais e outros responsáveis têm bons motivos para celebrar. O palhaço Labirintite saiu um pouco do picadeiro para gravar três oficinas para a criançada. Os vídeos estão disponíveis no canal “O Entrupinado”, no Youtube e a exibição é gratuita. São três workshops feitos em linguagem didática para o público infantil: Aros de Papelão, Bolinhas de Painço e Claves de Garrafas de Pet. Além disso, no mesmo canal, está disponível o espetáculo em curta-metragem “Hoje tem marmelada!”.

A cada oficina, Éder Veríssimo, o ator que dá vida ao Labirintite, conta uma pequena história como introdução do vídeo. A linguagem, a vestimenta e as gesticulações deixam o universo do circo ainda mais lúdico.

“A gente pensou em aplicar as oficinas com o objetivo de democratizar o universo circense, com a confecção de brinquedos e materiais com produtos baratos, que todos têm em casa, e, melhor, com material reciclável, como o papelão. Sempre com uma linguagem que atrai a atenção das crianças e da família”, contou Éder.



Para a produtora do projeto, Dayane Benício, as oficinas colaboram para o desenvolvimento cognitivo da criança. “Os vídeos aplicam técnicas que colaboram para o equilíbrio, a autonomia, coordenação motora, entre outros pontos. Sempre podendo reutilizar materiais que foram descartados, deixando a produção acessível para crianças de todas as classes sociais”, explicou.

“Hoje tem Marmelada" é um espetáculo que integra o projeto “Olha o Palhaço no Meio da Rua”, de criação e produção do ponto de cultura riostrense Cia O Entrupinado de Circo Teatro. A conversão para vídeo teve o incentivo financeiro do Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro por meio da Lei Aldir Blanc.

LIVES – Para os profissionais do circo, teatro e interessados em artes cênicas, estão disponíveis no Instagram @oentrupinado três lives, que estão dentro do projeto “Olha o Palhaço no Meio da Rua”. São elas: “Expressividade Autoral e Construção de Sonhos”, com a participação de Yvie Nanawah; “Os desafios do teatro na pandemia”, com Reynaldo Barreto Lisboa; “A arte da Palhaçaria”, com Fabiano Freitas.

Neste canal ainda é possível conferir fotos das gravações, making-off, publicações na imprensa, entre outros.


Bruno Pirozi

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA