sábado, 24 de julho de 2021

Primeiro emprego: Prefeitura de Teresópolis implanta Novo Promaj

Com expectativa de empregar 150 jovens, programa será custeado com o retorno do estacionamento rotativo





Criar oportunidade de acesso de adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos ao primeiro emprego e à formação profissional é o objetivo do Novo Programa de Atendimento ao Jovem, uma iniciativa da Prefeitura, junto com a Câmara de Vereadores. Com expectativa de atender até 150 jovens, o Novo Promaj será financiado com a arrecadação do estacionamento rotativo, que será implantado em vários pontos da cidade. É o que prevê a Lei Complementar Municipal 292/2021, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município do dia 15 de julho.

“O foco da Gestão Municipal é facilitar o acesso desse público ao mercado de trabalho e à capacitação profissional. Estamos resgatando um programa que foi sucesso no passado e que contribuiu para a formação profissional de muitos jovens que hoje são empresários, servidores municipais e profissionais do Judiciário”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen, destacando que a iniciativa faz parte do Programa ‘Pra Cima Terê’, de Recuperação Econômica e Geração de Emprego, mix de ações do Gabinete de Crise e que está inserida no eixo ‘Emprega Terê’.

“A expectativa é que a receita do modelo atualizado de estacionamento rotativo, com tarifas diferenciadas e que será administrado pela Prefeitura, financie o Novo Promaj e garanta a gratuidade dos idosos entre 60 e 64 anos no transporte público, podendo, inclusive, contribuir para que a passagem de ônibus fique mais barata”, pontua o Prefeito, esclarecendo que o novo estacionamento rotativo faz parte das ações do plano municipal de mobilidade urbana.

“A proposta é melhorar o ordenamento e democratizar a utilização das vagas de estacionamento na zona urbana, com a isenção de pagamento pelos primeiros 15 minutos para maior rotatividade, facilitando o acesso ao comércio local”, relata o Prefeito Vinicius Claussen.

Novo Promaj

O Novo Programa de Atendimento ao Jovem será realizado em parceria entre Município e associação civil sem fins lucrativos habilitada no Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal. O objetivo é fomentar o exercício da cidadania, garantir o primeiro emprego e dar oportunidade de experiência profissional a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos de famílias inscritas no CADÚnico (cadastro de programas sociais do Governo Federal) e que estejam estudando.

Os jovens atuarão por um período de 2 anos nos setores administrativos da Prefeitura e os maiores de 18 anos serão preparados para trabalhar no estacionamento rotativo. O diferencial do Novo Promaj em relação ao antigo é a oferta de cursos de qualificação técnica permanente, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho quando se desligarem do programa.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA